Campus Viçosa

Pesquisadores descrevem samambaias inéditas

06/05/2016

A Anemia x mexiae foi uma das samambaias descobertas e descritas pelos pesquisadores

O professor Pedro Bond Schwartsburd, do Departamento de Biologia Vegetal, e sua orientada, Laura Rabelo Sales, ex-aluna do curso de Ciências Biológicas da UFV, publicaram a descrição de cinco samambaias híbridas na região de Viçosa, três delas inéditas para a Ciência e as outras duas relatadas pela primeira vez no Brasil.

Os híbridos são resultados de cruzamentos entre espécies diferentes. As samambaias desse tipo, encontradas pelos pesquisadores, pertencem aos gêneros Anemia (quatro híbridos) e Lygodium (um híbrido). Segundo o professor da UFV, hibridações em plantas não são raras e híbridos de Anemia já foram largamente documentados no México, porém raramente descritos no Brasil. Os três híbridos inéditos foram denominados de Anemia x mexiae, Anemia x semihispida e Anemia x promiscua, sendo que a letra x em todos os nomes demarca a hibridação nas samambaias.

No trabalho, que foi publicado na revista indexada do Jardim Botânico de Nova Iorque, os pesquisadores da UFV divulgaram ainda uma espécie nova de Anemia, que ocorre em Viçosa: a Anemia mickelii. O artigo publicado na revista norte-americana, com a descrição das samambaias, pode ser conferido neste link.

 

(Divisão de Jornalismo)

APOIO: Facebook Facebook