15/05 - Atividades da disciplina Português para estrangeiros I e II

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) em parceria com o Departamento de Letras da UFV está oferecendo as disciplinas LET 483 e 484 (Português para estrangeiros I e II, respectivamente) para auxiliar os estudantes estrangeiros que vem estudar na UFV e, muitas vezes, chegam sem falar nada de português.

As disciplinas visam ensinar não apenas a língua, mas também aspectos culturais brasileiros. Nesse âmbito, diversas atividades extra classe estão sendo realizadas.

A primeira atividade ocorreu em fevereiro/2012 na disciplina oferecida como curso de verão, onde a professora Caroline Pires realizou uma visita técnica cultural a Ouro Preto e Inhotim.

Evento Caleidoscópio Cultural

Os alunos intercambistas da UFV apresentaram no dia 28 de março de 2012 suas diversidades culturais em apresentações de comidas típicas, vestimenta, jogos, danças, imagens de seus países entre outros aspectos que mostrassem parte de suas riquezas culturais. O evento realizou-se no Departamento de Letras da UFV e chamou-se Caleidoscópio Cultural. Esse evento foi realizado como parte da disciplina de Português para Estrangeiro no qual os alunos aprendem a língua portuguesa e a cultura brasileira em uma abordagem de comunicação intercultural entre várias nacionalidades, com diferentes visões do mundo.

Viagem a Petrópolis

No dia 03 de maio os alunos intercambistas assistiram a uma palestra sobre o Brasil Império ministrada pelo Mestre em História Reinaldo Antônio Scaramelo, no qual os alunos puderam ter conhecimento sobre a história e a cultura brasileira. Após a explanação do Reinaldo, no dia 05 de maio os alunos foram a uma excursão à cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, e assim visualizaram e aprenderam um pouco mais sobre a história do Brasil. Na cidade Imperial os alunos visitaram a Casa do Santos Dummont, o Palácio Imperial e o Museu Imperial. Essas atividades auxiliam no aprendizado da língua portuguesa assim como sobre a cultura brasileira. A língua e as manifestações culturais são parte importante no aprendizado dos intercambistas no processo de integração com o país.

Museu da Inconfidencia - Ouro Preto

Museu de Zoologia - Ouro Preto