PROGRAMA MAST

O Programa MAST (Minnesota Agricultural Student Trainee) constitui-se de uma oportunidade de estágio, a nível de graduação, oferecida pela Universidade de Minnesota, EUA, a estudantes e recém formados, que compreendam a faixa etária de 19 a 32 anos, regularmente matriculados (estudantes) em qualquer curso de graduação, da UFV, e que tenham conhecimento e, ou, experiência em atividades agropecuárias.

O referido Programa compreende de estágio pelo período mínimo de 12 meses e máximo de 18 meses, em empresas americanas (fazendas, viveiros de mudas, etc.) e na Universidade de Minnesota, na área escolhida, sendo: tipicamente atividade prática por 6 a 12 meses na empresa e atividade acadêmica por outros 6 meses na Universidade de Minnesota onde o estudante optará por cursar até 3 disciplinas dentre um elenco de várias disponíveis em toda a Universidade de Minnesota. Inicialmente, para participar do Programa, o interessado deverá dispor de cerca de US$ 1,500.00 (hum mil e quinhentos dólares), sendo 1,200.00 para pagamento de seguro saúde e taxas da Universidade de Minnesota e 300,00 para as despesas iniciais, como aquisição de agasalhos, se necessário, objetos de higiene pessoal, alimentação e outras necessidades.

O valor da passagem é de aproximadamente US$ 900,00 (novecentos dólares), que poderá ser financiado direto com a companhia aérea. Todo esse dinheiro será recuperado em, aproximadamente, 3 meses de trabalho. A empresa oferecerá 40 horas de trabalho semanais ao estudante pagando-lhe de 5 a 7 dólares por hora, dependendo da região, e deverá fornecê-lo alimentação e hospedagem. Poderá, também, facultar ao estudante trabalhos em horários extras pagando-lhe um valor maior do que o contratado, por essa atividade.

Caso não forneça alimentação e, ou, hospedagem, deverá complementar o salário pago ao estudante com um adicional que cubra essas despesas. Se necessário há repúblicas e condições de alimentação especialmente constituídos para receber os estudantes do MAST.

As inscrições para os interessados em participar da seleção do Programa MAST, poderão ser feitas até março para estágio em Julho/agosto ou de abril a setembro para estágio em jan/fev/mar, de acordo com cada área.

As inscrições poderão ser feitas na Assessoria Internacional e de Parceiras ou diretamente com o Prof. Aluízio Borém, do Depto. de Fitotecnia, responsável pelo Programa na UFV. Documentos para inscrição:

· Formulários preenchidos à máquina, em inglês, e assinados pelo interessado;

· Histórico escolar original e traduzido para o idioma inglês;

. Autobiografia do candidato;

· 2 fotografias 5x7;

· Cópia do Passaporte válido;

· Taxa de R$ 100,00 (Taxa única, recolhida pela Funarbe através do centro de custo 2238 e reutilizável em nova inscrição em caso de não seleção);

Os formulários de inscrição poderão ser solicitados e preenchidos via internet. Algumas das áreas oferecidas são: produção de gado de corte e de leite; eqüinocultura; avicultura; ovinocultura; suinocultura; produção de mudas arbustivas; produção de frutas; produção de trigo e aveia; mercado agrícola; produção de milho e soja; floricultura; paisagismo; viticultura; produção orgânica e outros.

Recomenda-se o conhecimento, pelo menos elementar, do idioma inglês não sendo este, entretanto, um quesito eliminatório no processo de seleção.

Mais informações procurar a Assessoria Internacional e de Parcerias.

ARQUIVO(S) ANEXO(S)