Notícias do Campus Viçosa

Associação dos Ex-Alunos retoma o Projeto de Resgate das Árvores de Formatura

A diretoria da Associação dos Ex-Alunos (AEA) iniciou em 2016 o Projeto de Resgate das Árvores de Formatura. Por meio dele, as árvores das Turmas de Formandos da UFV são identificadas e georreferenciadas, e os dados atualizados são disponibilizados nos links:

As árvores não encontradas ou que morreram estão sendo replantadas, com nova placa de identificação. Em alguns casos, poderá ser utilizado o sistema de adoção de uma árvore já plantada no campus por outras turmas.

Após breve interrupção, em razão da pandemia, neste segundo semestre de 2021 a AEA conta com a parceria do Neput - UFV, da Empresa
     Florestal BR, do ex-aluno Antonio Marcos Rosado e doação de mudas do Viveiro de Mudas do IEF, onde novas mudas de paus-brasil, ipês, jacarandás e paineiras estão sendo produzidas. Vide fotos.

Sobre o projeto

O projeto teve seu ponto de partida em um caderno de anotações sobre árvores de formatura doado à AEA, o qual pertenceu ao professor Arlindo de Paula Gonçalves, um dos pioneiros na área de preservação ambiental no Brasil. Ele dedicou parte de sua vida a um levantamento sobre as árvores que registram a passagem de várias turmas de estudantes pela UFV.

Os dados coletados por Arlindo de Paula foram completados com a ajuda dos arquivos da Coordenadoria de Comunicação Social, com pesquisas de campo e da Florestal Júnior. Além das Árvores das Turmas, foram registradas outras especiais, plantadas em quinquênios comemorativos de formaturas de ex-alunos e em eventos realizados no Campus Viçosa.

O projeto de resgate conta ainda com o apoio do Departamento de Engenharia Florestal, representado pelo professor Eduardo Euclydes Borges, e do Departamento de Agronomia, representado pela professora Ângela Cristina Oliveira Stringheta.

Atualmente, a Diretoria da Associação dos Ex-Alunos está assim constituída: Presidente: Tetuo Hara; Vice-Presidente: Gustavo Soares Sabioni; Primeiro Secretário: Moacil Alves de Souza; Segunda Secretária: Neuza Maria da Silva; Primeiro Tesoureiro: Martinho de Almeida Silva Júnior; e Segundo Tesoureiro: Múcio Silva Reis. Conselho Fiscal: Antônio Carlos Ribeiro, Angela Cristina de Oliveira Stringheta e Fernando da Costa Baeta.