Mini-Cursos

MINI-CURSO 1

Dia 29 de abril – 8 às 10 h

ARTE DA PRESENÇA
Professora: SONIA MOTA (Köln/Germany)
Vagas:  30
Sem ser uma técnica da improvisação, Arte da Presença  improvisa com as regras do dançar, provoca o diálogo do bailarino com sua própria técnica  e evidencia: a consciência da força da gravidade, a eliminação do eixo central em favor dos eixos laterais, o diálogo dinâmico entre as polaridades internas e externas do movimento, a utilização das articulações ósseas, o uso da fantasia na apresentação e execução dos movimentos, a eliminação do compromisso de acerto, o exercício do movimento em estado de reação, a ênfase na qualidade de absorção da energia.

MINI-CURSO 2

dia 29 de abril – 15 às 17h

DANÇA CONTEMPORÂNEA/ CONSCIÊNCIA DO MOVIMENTO
Professor: CARLOS LAERTE (Cia. Laso de Dança/RJ)
Vagas:  30
Através da desconstrução da técnica do balé clássico constrói uma linguagem contemporânea de movimentos trabalhando com a vivência do corpo de cada aluno, com suas experiências de vida e capacidade técnica. Movimentos simples, que poderão ser usados em qualquer situação cotidiana, com uma linguagem predominantemente carioca que é uma das principais características da identidade do trabalho do coreógrafo. Trabalhos de força, equilíbrio, alongamento, atenção e memória dão sustentação à técnica já existente no corpo de cada um.

MINI-CURSO 3

Dia 30 de abril – 8 às 10h

ANÁLISE DE MOVIMENTO, PESQUISA E COREOGRAFIA
Professora: CIANE FERNANDES (UFBA/BA)
Vagas:  30
Princípios prático-teóricos da Análise Laban/Bartenieff de Movimento aplicados à pesquisa e à composição coreográfica em dança-teatro.

MINI-CURSO 4

Dia 30 de abril – 15 às 17h

CORPO EM INVESTIGAÇÃO
Professora: KARINA COLLAÇO (Forum Internacional de Dança)
Vagas:  30
Esta oficina tem como objetivo a investigação de diferentes corpos, baseando-se na manipulação e no mapeamento do corpo. Busca-se explorar a importância do alinhamento corporal, a distribuição de peso, as possibilidades de apoio e uso das articulações, dando ênfase não a forma, mas sim a função, buscando a adaptação e a transformação do movimento.