Apresentação
O estudo da Dança Teatro, ainda é um campo aberto e fértil às pesquisas. Embora reconhecido e aplaudido como uma nova modalidade é escassa a literatura sobre o gênero. Quase nenhum material existe que faça uma análise de seus processos de criação ou tentativas de interpretação de seu universo estético. Também não encontramos estudos que enfoquem a Dança-Teatro como uma dramaturgia.
Se há um hiato, entendemos que deve ser preenchido com uma investigação sobre os elementos que constroem essa linguagem, sobre os quais existem apenas considerações gerais. Assim sendo, nosso trabalho tem por hipótese demonstrar a possibilidade de se estar frente a frente com uma linguagem singular, com sintaxe própria, que tem no corpo o instrumento vocabular com que escreve sua dramaturgia.
Na área de estudos do espetáculo propriamente dito, no Brasil, muito pouco foi pesquisado desta forma de expressão, apesar de inúmeros trabalhos rotulados como dança-teatro terem proliferado principalmente no eixo Rio-São Paulo nas décadas de 80 e 90. Esse momento coincide com a crescente especialização dos estudos teóricos sobre dança, viés indispensável para a análise desse novo gênero.
Observando a carência de estudos voltados diretamente para o gênero dança-teatro e acreditando na sua importância, CAMINHOS DA DANÇA TEATRO NO BRASIL objetiva elaborar um diagnóstico da situação atual da dança teatro no cenário cultural do país com dados coletados do mapeamento da produção recente de obras de dança teatro contemporânea e na pesquisa de fatores conjunturais que interferem na fluência e na complexidade do referido setor.
Em 2008 elaborou-se um Centro de Documentação e Referência do Projeto Caminhos da Dança no Brasil, uma home-page onde poderão ser encontrados os mais novos trabalhos artísticos e pesquisas no gênero em diferentes cidades, regiões e instituições do Brasil.
No conjunto dos temas que se propõe para este Seminário e Mostra, as relações entre a tradição e a modernidade impõem-se como problemática a ser discutida, além do próprio conceito de ‘dança-teatro’ e da dramaturgia que permeia as obras como violência, globalização, o urbano, os gêneros, assim como uma teoria e metodologia para a análise dos diversos caminhos dessa modalidade. O pluralismo contemporâneo estabelece, por sua vez, as identidades socialmente construídas e os espaços demarcados por fronteiras complexas.
Solange Caldeira