Notícias

Abertas inscrições para Capacitação ao Cadastro Ambiental Rural

18/03/2019

A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) abriu inscrições para nova turma de Capacitação para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), um instrumento de registro público, eletrônico, de abrangência nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. O curso Cap-CAR é uma parceria da UFV, por meio da Cead, com o Ministério do Meio Ambiente – por intermédio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável e o Serviço Florestal Brasileiro. Ele foi desenvolvido a partir de um convênio com a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Estão sendo oferecidas 5 mil vagas, na opção de estudo livre, gratuitamente, para facilitadores que atuarão na inscrição de imóveis rurais no CAR, preferencialmente, dos agricultores familiares. O curso, que faz parte do projeto de Gestão Territorial Rural, será realizado totalmente a distância, na versão sem tutoria, com carga horária de 80 horas/aula e duração de quatro semanas, no período de 12 de abril a 10 de maio.

Os interessados poderão se inscrever até 10 de abril, no portal do projeto, onde podem ser obtidas mais informações. Outros detalhes pelo telefone (31) 3899-3987, das 14h às 18h, ou pelo e-mail cead@ufv.br

Gestão Territorial Rural
Além do Cap-CAR, o projeto de Capacitação em Gestão Territorial Rural envolve ainda um curso sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), sistema de aferição do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos rurais, com foco na prevenção ou mitigação de riscos, e identificação de oportunidades.

Também haverá um curso sobre Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta que tem como objetivos delimitar e caracterizar as unidades da paisagem inseridas em uma sub-bacia hidrográfica, permitindo identificar as áreas sensíveis e aquelas mais adequadas para a exploração agropecuária e florestal.

Para desenvolver o conteúdo dos cursos, a parceria MMA e UFV contou com participação de pesquisadores e técnicos de instituições de ensino e pesquisa do país, como Ufla, UFMG, Unifemm, Embrapa, Epamig e Emater – alguns dos quais participaram diretamente na criação desses instrumentos.

 

Fonte: Cead
Divulgação Institucional

Notícias

UFV Na Mídia

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial