Químicas, físicas, engenheiras e biólogas debatem mulher na ciência e tecnologia

12/03/2019

Professoras dos cursos de Química, Física, Engenharia Química e Ciências Biológicas do campus Viçosa da UFV organizaram um encontro, na tarde de 8 de março, com o objetivo de refletir sobre a importância da participação das mulheres na ciência e tecnologia.

O evento aconteceu no Prédio das Licenciaturas, com a presença de professoras e estudantes de cinco escolas públicas de Viçosa e do município de Presidente Bernardes.

A iniciativa inaugurou as atividades com toda a equipe do projeto de extensão Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação, construindo conhecimento, coordenado pela professora Mayura Rubinger, do Departamento de Química. Com o apoio do CNPq, o projeto teve início em janeiro e se estenderá até abril de 2020 com a proposta de aumentar o interesse das alunas da educação básica por ciência e tecnologia. Para isso, serão realizadas ações conjuntas com professoras, pesquisadoras, pós-graduandas e estudantes das áreas de ciências exatas. Quinze bolsistas de Iniciação Científica Júnior e voluntárias de cinco escolas públicas participarão semanalmente das atividades.

Além de reflexões, o encontro do Dia Internacional da Mulher possibilitou também o estabelecimento de parcerias entre projetos de extensão da UFV com temáticas complementares. Marcaram presença no evento integrantes dos projetos Jovem Cientista e Interação Universidade-Escola para a Melhoria do Ensino Fundamental: a construção do saber através de atividades alternativas, além do Grupo de Astronomia Voyager.

Nas imagens, um registro das organizadoras do evento e de um momento do encontro em que o debate era sobre a divulgação científica na internet.

Fonte: Mayura Rubinger