Programa de Pós-Graduação em Economia tem centésima dissertação defendida

21/02/2019

O Programa de Pós-Graduação em Economia do campus Viçosa da UFV comemorou, no dia 13 de fevereiro, a sua centésima defesa de dissertação. O trabalho Distribuição de energia elétrica: uma análise microeconômica dos custos operacionais foi defendido pelo estudante Renato de Oliveira Falcão, com a orientação do professor do Departamento de Economia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia, Jader Fernandes Cirino.

A centésima dissertação defendida analisou o comportamento dos retornos à escala – que indicam de que maneira uma produção responde à variação dos fatores de produção – do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. Isto, a partir da estimativa econométrica das funções de custo operacional total, médio e marginal das empresas deste setor. Como resultado principal, o trabalho confirmou a hipótese de que o setor de distribuição de energia elétrica no Brasil atua com rendimentos crescentes de escala, constituindo-se em um monopólio natural com custos operacionais médios declinantes. Outra informação importante obtida foi que os custos operacionais das empresas, tomando como base a função de custo trans-logarítmica média para o setor, diminuíram no período compreendido entre 2007 e 2016.

Na fotografia acima está um registro da defesa. Da esquerda para a direita estão Rosângela Aparecida Fernandes, professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de Ouro Preto; o professor Jader; o estudante Renato; Francisco Carlos Cassuce e Adriano Gomes, ambos professores do Departamento de Economia da UFV.

Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Economia, criado no dia 1º de janeiro de 2006, conta com nove professores efetivos e três colaboradores. Por ano, ele recebe cerca de 30 mestrandos e oferta 21 bolsas de estudo. Com o objetivo principal de capacitar seus estudantes para exercer atividades como docência, pesquisa e consultoria, tanto na iniciativa pública quanto na privada, o Programa oferece treinamentos nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Políticas Públicas e Modelos Econômicos Aplicados.

De acordo com o professor Jader, o Programa, desde a sua criação, produz artigos científicos e dissertações que contribuem para análises de políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável regional e nacional. Segundo o coordenador, os professores também atuam, junto com o Departamento de Economia e o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV, no assessoramento de prefeituras da Zona da Mata de Minas Gerais, em ações de captação de recursos e projetos direcionados para o desenvolvimento da região.

Atualmente, o Programa é avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o conceito 4. Sua meta, de acordo com o professor Jader, é alcançar o conceito 5 e passar a oferecer o doutorado em Economia na UFV.

Todas as informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Economia e sobre seus processos seletivos estão disponíveis no site www.poseconomia.ufv.br.