Realizada a colação de grau dos primeiros formandos de 2019 da UFV-Florestal

06/02/2019

Plantio da Árvore da Turma

Foi realizada entre os dias 30 de janeiro e 1º deste mês, no Campus UFV-Florestal (CAF/UFV), a primeira cerimônia de colação de grau de 2019 dos alunos de graduação do CAF/UFV. A programação teve início na manhã do dia 30, com o plantio de uma muda de Ipê Amarelo (Handroanthus albus), escolhida pelos formandos para ser a Árvore da Turma. Já na parte da tarde do dia 1º, receberam seus diplomas, no Ginásio Poliesportivo do CAF/UFV, os estudantes habilitados nos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas/Licenciatura, Ciência da Computação, Educação Física/Licenciatura, Engenharia de Alimentos, Física/Licenciatura, Matemática/Licenciatura, Química/Licenciatura e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Os formandos elegeram para paraninfo o diretor de Ensino do CAF/UFV, professor Eduardo França Castro, ao mesmo tempo em que escolheram os colegas Adilson Miranda Filho como Jurador; Geraldo de Oliveira Lima Evangelista, como Orador; e Bárbara Alves de Morais para fazer uma homenagem aos pais. Os estudantes também escolheram o servidor Hely Hélio Aleixo, da Biblioteca Central do CAF/UFV, para ser o homenageado geral da turma, que recebeu uma placa das mãos da aluna Gleiciane Aparecida da Silva para expressar a gratidão dos formandos.

Professores Homenageados

Ainda como forma de reconhecimento e gratidão pelos momentos compartilhados durante a vida acadêmica, os formandos homenagearam os seguintes professores: Adriana Ventola Marra (Administração), Walter Luiz de Castro Mewes (Agronomia), Thiago Mendonça (Ciências Biológicas/Licenciatura), Daniel Mendes Basbosa (Ciência da Computação), Guilherme de Azambuja Pussieldi (Educação Física/Licenciatura), Naiara Barbosa Carvalho (Engenharia de Alimentos), Leonardo Antônio Mendes de Souza (Física/Licenciatura), Sérgio Henrique Nogueira (Matemática/Licenciatura), Inácio Luduvico (Química/Licenciatura) e Carlos Fernando Lemos (Tecnologia em Gestão Ambiental).

Abertura da sessão

A sessão solene da colação de grau teve início com a entrada das autoridades, que compuseram a mesa de abertura dos trabalhos da seguinte forma: ao centro: o vice-reitor da UFV, professor João Carlos Cardoso Galvão; a sua direita: o paraninfo dos formandos, professor Eduardo França Castro; o diretor-geral do CAF/UFV, professor Marco Antônio de Oliveira; o vice-prefeito de Florestal, Paulo Roberto Martins Passos; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CAF/UFV, professor Diego Antonio França de Freitas; e o diretor de Assuntos Comunitários do CAF/UFV, administrador Elias Vasconcelos Rezende.

Já à esquerda do vice-reitor, tomaram posicionamento a Secretária do Conselho Acadêmico-Administrativo do CAF/UFV, gestora ambiental Luana Paulina Miranda; e os seguintes chefes de institutos do CAF/UFV: professores Walter Luiz de Castro Mewes (Ciências Agrárias), Guilherme de Azambuja Pussieldi (Ciências Biológicas e da Saúde), Fábio Takahashi (Ciências Exatas e Tecnológicas) e Iara Christina Silva Barroca (Ciências Humanas e Sociais). Também fizeram parte da cerimônia os membros do Conselho Acadêmico-Administrativo do CAF/UFV e os coordenadores dos cursos.

Após a composição da mesa, os formandos foram chamados, de acordo com seus cursos, para ocuparem suas cadeiras, as quais estavam reservadas com mudas de Aroeira (árvore rústica indicada para reflorestamento de áreas degradadas), simbolizando a resistência necessária que os formandos devem ter para alcançar sucesso em suas vidas profissionais.

Em seguida, o vice-reitor da UFV declarou aberta a sessão, anunciou a execução do Hino Nacional e deu assentimento à colação de grau.

Decorrer da solenidade

A cerimônia teve prosseguimento com o formando Adilson Miranda Filho prestando o juramento em nome da turma. Logo após, o orador Geraldo de Oliveira Lima Evangelista fez seu pronunciamento e a formanda Barbara Alves de Morais fez a leitura da homenagem aos seus pais Eduardo Coelho de Morais e Mônica Linda de Souza, que representaram todos os pais dos formandos, recebendo um buquê de flores das mãos da filha.

Continuando a solenidade, o mestre de cerimônias leu o currículo do paraninfo Eduardo França Castro, que, por sua vez, fez seu pronunciamento, empolgando o público presente. Após seu discurso, o paraninfo foi homenageado com uma placa, entregue pela formanda Mariana de Souza Detoni. Já o servidor Hely Hélio Aleixo, da Biblioteca do CAF/UFV, também recebeu idêntica homenagem das mãos da formanda Gleiciane Aparecida da Silva, simbolizando a gratidão dos estudantes.

Alguns formandos foram agraciados com a Medalha “Presidente Bernardes”, instituída pelo Conselho Universitário da UFV como prêmio honorífico concedido pela Universidade aos alunos que obtiveram excelência em seus cursos de graduação. As medalhas foram entrgues pelo vice-reitor aos seguintes alunos: Luziene Maria dos Santos, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Vitor Hugo Martins Pereira, do curso de Ciência da Computação; e Túlio Alves da Silva, do curso de Engenharia de Alimentos.

Após a entrega das medalhas, discursaram o diretor-geral do CAF/UFV, professor Marco Antônio de Oliveira, e o vice-reitor da UFV, professor João Carlos Cardoso Galvão, que solicitou aos chefes dos institutos conferirem grau aos formandos de suas respectivas áreas e, em seguida, encerrou a sessão.

Abaixo estão registrados alguns flagrantes da solenidade. Veja mais fotos da colação clicando no link:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1200553956764775&type=1&l=ad222de3ae

Fernando Faria

Divulgação Institucional/UFV-Florestal

Entrada das autoridades no Ginásio Poliesportivo