Diretoria de Segurança Patrimonial e Comunitária intensifica vigilância pelo campus

01/02/2019

Base Móvel de Vigilância Comunitária é um dos reforços para a segurança no campus

Quem anda pelo campus Viçosa pode notar o aumento da vigilância na Universidade. Essa percepção é reforçada pelo diretor de Segurança Patrimonial e Comunitária da UFV, Lúcio Mauro Campos Silva, que garante a elevação da qualidade e prestação de serviços a partir da nova contratação de profissionais com devido curso de vigilante aprovado pela Polícia Federal.

Houve aumento de cerca de 50% do contingente da Diretoria, com nova logística de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), uniformes e novos carros e motos. Ainda foram adquiridos três carros para os vigilantes federais e uma van para o serviço, também inovador, de Base Móvel de Vigilância Comunitária, com atendimento específico em eventos e para campanhas de autoproteção e serviços de informações aos usuários do campus e orientações diversas. Além disso, estão sendo realizadas novas ações, operações de visibilidade, atividades conjuntas com a Polícia Militar, visitas tranquilizadoras, notificações sociais de trânsito e a ampliação da vigilância eletrônica em vários setores da UFV, incluindo ambientes rurais.

Segundo o diretor, o objetivo maior “é servir bem a comunidade acadêmica, elevar a sensação de segurança e criar um ambiente seguro para todos usuários da Universidade. Para isso, parcerias com diversas autoridades, como polícias Militar, Federal, Civil e Bombeiros Militares, têm sido incrementadas em prol do interesse público e institucional”.

Para comprovar o aumento da segurança, o coronel Campos citou os eventos da programação de formatura, nos períodos de 16 a 19 de janeiro e de 23 a 27 de janeiro, dentre eles o churrasco, o culto ecumênico, a colação de grau e o baile de gala. De acordo com ele, nesse período, mais de 25 mil pessoas circularam dentro do campus e cerca de sete mil veículos utilizaram os estacionamentos e circularam em vias da Universidade.

Foram empregados para esses eventos 36 vigilantes federais, 74 vigilantes terceirizados e dez bombeiros federais, contando também com apoio de patrulhas da Polícia Militar. O resultado foi verificado com “o sucesso das ações e operações da Vigilância e do Corpo de Bombeiros UFV, onde nenhuma ocorrência foi registrada nos eventos sobre nossa responsabilidade, devido ao empenho e dedicação de todos os profissionais, que contribuíram para não termos nenhum incidente referente a danos, vias de fato, furtos ou acidentes de trânsito. Tudo transcorreu dentro da mais perfeita normalidade e conseguimos proporcionar um ambiente seguro a todos os formandos, familiares e autoridades”, destacou.