IPC-Viçosa aponta inflação de 8,17% para o município em 2018

16/01/2019

A inflação no município de Viçosa foi de 0,10% no mês de dezembro. O acumulado no ano ficou em 8,17%. Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC- Viçosa), um trabalho realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa que acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos e avalia variações de preços nos seguintes grupos: Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais e Habitação, Artigos de Residência, Educação e Despesas Pessoais, Transporte e Comunicação e Vestuário.

Em 2018, estes sete grupos tiveram variações positivas de preço. Analisando o impacto, em pontos percentuais, de cada grupo para o valor de 8,17% do IPC-Viçosa, verificou-se que os três grupos de maior destaque foram Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais e Habitação que representaram, respectivamente, 29,86%; 21,54% e 20,07% do índice em 2018.

A cesta básica ficou 2,04% mais cara em dezembro e 6,12% no acumulado do ano. Merecem destaque os aumentos anuais no preço do tomate (134,96%), da farinha de trigo (35,04%) e do arroz (10,58%). Segundo os pesquisadores, a alta no preço do tomate deve-se a menor oferta do fruto, decorrente do clima predominantemente seco ao longo do ano, que propiciou o aparecimento de maior número de pragas. Quanto à farinha de trigo, a desvalorização do real frente ao dólar provocou o aumento do custo da importação do grão, aliada a menor oferta nacional de trigo decorrente do clima seco. Por fim, o arroz ficou mais caro porque a safra foi menor e o  o volume exportado foi maior em 2018.

Confira a pesquisa completa com as tabelas explicativas no site do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

(Divulgação Institucional)