Todos os campi

Pesquisador recebe medalha do Conselho de Administração da Sociedade de Investigações Florestais

13/12/2018

O pesquisador Marcos Deon Vilela de Resende foi homenageado pelo Conselho de Administração da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), na última sexta-feira (7). Em cerimônia realizada no auditório da Engenharia Florestal, Marcos Deon recebeu a medalha professor Sebastião Moreira Ferreira da Silva, comenda que homenageia aqueles que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro.

Pós-doutor em Matemática Biométrica no Rothamsted Research Institute, de Londres, Marcos Deon é graduado em Engenharia Agronômica pela UFLA e em Estatística pela UFPR, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela USP/ESALQ e doutor em Genética pela UFPR. Pesquisador da Embrapa, atua na UFV desde 2007 como orientador e co-orientador nos programas de pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria, Genética e Melhoramento, Fitotecnia, Zootecnia e Ciência Florestal. Publicou 490 trabalhos científicos em Genética, Estatística e Melhoramento e é autor de cinco livros na mesma área e dos softwares Selegen Genômica e Selegen-REML/BLUP. Atuou ainda como consultor em genética para 12 indústrias florestais no Brasil e em outros países, como Chile, África Sul, Uruguai, Tunísia, Costa Rica e Peru. Seu currículo completo pode ser acessado neste link.

O Conselho de Administração da SIF é representado por gerentes de várias empresas florestais e decide a quem conceder a medalha, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao país. A comenda foi criada em 2015 e, desde essa data, já foram homenageados José Lívio Gomide, Celso Foelkel e Nairam Félix de Barros, além de Marcos Deon Vilela de Resende.

Todas as fotografias da cerimônia estão disponíveis neste link.

Fonte: Wilton Ribeiro Filho Fotos: Daniel Sotto Maior Divulgação Institucional