Campus Rio Paranaiba

Servidores recebem Homenagem por Tempo de Serviço no Campus UFV-Rio Paranaíba

07/12/2018

Homenagem por Tempo de Serviço

Nesta quinta-feira (06), a direção geral do Campus UFV-Rio Paranaíba realizou uma cerimônia de encerramento das atividades do ano letivo. Na oportunidade, a diretora-geral do campus, prefessora Rejane Nascentes, apresentou dados de sua gestão, objetivos alcançados, além de projetos e metas para 2019.

Momento marcante da cerimônia foi a "Homenagem por Tempo de Serviço" prestada a 44, dos mais antigos, servidores do Campus UFV-Rio Paranaíba. Terceirizados, técnicos e docentes, receberam uma placa em reconhecimento e valorização pelos anos de trabalho dedicados ao crescimento e consolidação do campus.

Segundo a diretora-geral do campus, prefessora Rejane Nascentes, essa homenagem representa a importância da união, da sinergia, da integração. Professora Rejane destacou que “ a UFV Rio Paranaíba só existe, só se tornou o que é hoje graças ao trabalho, à dedicação de cada um dos que trabalharam aqui no começo e durante a construção desse campus. Essa Universidade não foi erguida apenas com tijolos e cimento, foi erguida com o empenho, com a determinação, com a energia de cada servidor e funcionários terceirizados que contribuíram e tem contribuído para tornar realidade todos aqueles planos e sonhos lá do passado, quando tudo ainda era só um projeto. Nossa história é gerúndio, é acontecimento contínuo e segue sendo feita nesse momento, orquestrando passado e futuro, é que desejo que venham, com satisfação, mais 10 anos, depois mais 10 e mais 10... e que nós todos possamos continuar empenhando o que temos de melhor para o melhor da UFV. E que daqui uma, duas, três décadas cada um de nós possa, olhando pra trás, sentir orgulho do que pudemos realizar e dessa história que estamos escrevendo conjuntamente. Em nome de toda a UFV afirmo que precisamos e contamos muito com todos vocês para que a nossa Universidade siga crescendo em quantidade e qualidade e cada vez mais se consolide como uma grande Universidade! A UFV somos nós!”

Alysson Ribeiro Paiva, servidor desde de 2007, resumiu em orgulho e gratidão seu sentimento pela UFV, pois também foi discente de graduação (primeira turma de formandos do campus de Rio Paranaíba) e pós-graduação, ao longo de seus 11 anos e meio na instituição.

A servidora homenageada Ionice Oliveira Mendonça, técnica em assundtos educacionais no campus desde 2007, destacou a importância do trabalho de cada um dentro da instituição. Para Ionice "não há uma escala de importância dos trabalhos desenvolvidos no campus, todos são importantes e dependentes um do outro, e olhando para os concluintes cada um deles leva um pouco do trabalho dos servidores do campus para a vida."

Rosiane Maria Lima Gonçalves, professora, servidora desde 2007, destacou as difuculdades vencidas pelos pioneiros " um grupo que deu início às atividades e contribuiu para que atingissemos a estrutura que temos hoje" e para ela "olhar para tudo que o campus tem hoje é motivo de muito orgulho e muita satisfação."

Homenageados:

SEBASTIÃO VIEIRA FILHO
JÚLIO CÉSAR RODRIGUES

Histórico do Campus UFV-Rio Paranaíba

Em 10 de fevereiro de 2006, através da mediação do senador Aelton Freitas, Nilton Alves de Oliveira, então dirigente do INCRA, agendou reunião em Brasília com o vice-presidente da República, José Alencar, que assumiria a Presidência interinamente. Durante essa reunião o prefeito de Rio Paranaíba, Jaime Silva, apresentou o projeto de implantação do Campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa.

Em 6 de março de 2006, o MEC liberava a contratação de 18 professores e 10 técnicos administrativos para o início do campus.

Em 9 de maio de 2006, o vice-reitor da Universidade Federal de Viçosa, professor Cláudio Furtado Soares e o Professor Liovando Marciano, juntamente com 9 membros do Conselho Universitário visitaram a área destinada a implantação do campus. Participaram ainda de uma reunião com cerca de 200 lideranças da região.

No dia 25 de julho de 2006, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa - CONSU aprovou, por unanimidade, a criação do Campus UFV Rio Paranaíba. Esta decisão ficou consubstanciada na Resolução nº 08/2006.

Em 10 de setembro de 2007, ocorreu o início as atividades do Curso de Agronomia, integral, 50 vagas, e o Curso de Administração, diurno e noturno, 100 vagas. O Campus UFV Rio Paranaíba iniciou suas atividades com 133 alunos, 28 servidores (18 docentes e 10 técnico-administrativos).

Hoje, com 12 anos de existência, o Campus UFV-Rio Paranaíba possui 1.811 alunos, 118 docentes efetivos e 24 substitutos, 93 técnicos administrativos e 70 terceirizados. Discentes, docentes, técnicos e terceirizados constroem essa história numa base sólida, confirmada por um esforço contínuo das "pessoas que são a universidade”.

Kerly Oliveira | Fotos: Marcos Duarte
Divulgação Institucional Campus Rio Paranaíba