Ciência na Praça fortalece laços entre mundo acadêmico e a comunidade

26/11/2018

Criar uma ponte entre a produção científica e a comunidade, apresentando trabalhos elaborados por estudantes num evento aberto ao público, com linguagem acessível e democrático. Este foi o objetivo da 5ª edição do projeto Ciência na Praça, iniciativa da Em Rede – Núcleo Viçosa que promove a divulgação de pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico em meio à população, compartilhando conhecimentos de pós-graduandos da UFV, professores com centenas de pessoas.

No último sábado (24 de novembro), a partir das 9h, no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com a sociedade e proporcionar momentos de reflexão e conscientização sobre o saber científico. Quem esteve presente na antiga escola Dona Nanete, próxima ao antigo Colégio de Viçosa – região, portanto, propícia à difusão da cultura e da educação – gostou do que viu nas três horas de atividades.

“São 18 projetos diferentes, atuando juntos numa região bastante acessível à população, bem perto da feira. É uma ocasião importante para todos nós, estamos muito satisfeitos”, disse o diretor de relações internacionais da UFV, professor Vladimir Oliveira di Iorio. O entusiasmo dos presentes foi igualmente compartilhado pelos organizadores - a professora Lorena Costa, do Departamento de Economia Rural da UFV ressaltou a expressiva presença de crianças e pais. "Mesmo que houvesse uma única pessoa aqui interessada em participar, já teria sido extremamente gratificante. Com todo esse público, então, ficamos realmente felizes pela oportunidade e pelo sucesso do projeto", destacou.

Outro organizador, o pós-doutorando Felippe Clemente, destacou a crescente adesão da comunidade. "A cada nova edição, há mais pessoas presentes. Toda essa diversidade propicia um diálogo ainda mais saudável entre a universidade e o mundo exterior", observou. Prova disso foram as variadas e criativas estratégias adotadas pelos estudantes da UFV para atrair a atenção do público: adolescentes interagiam com os trabalhos, por meio de brincadeiras como tentativas de interpretação sobre "fakes ou fatos" num estande sobre "mentes criminosas" e até um jogo com pequenas premiações e uma "roda da fortuna" em outro espaço. "Estamos explicando sistemas alternativos de tratamento de esgoto. É muito legal poder participar", disse a estudante Luisa Fialho, do 8o. período de Engenharia Ambiental da UFV.

As fotos do evento estão neste link