Professores representam UFV no Prêmio BIM da Administração Pública

20/11/2018

Os professores Kléos e Douglas trabalham de forma coordenada

Os professores Kléos Magalhães Lenz César Júnior e Douglas Lopes de Souza, dos departamentos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, representaram a UFV na cerimônia de entrega do 1º Prêmio BIM da Administração Pública, realizada, em Brasília (DF), no último dia 7.

Eles estiveram entre os finalistas na categoria Educacional pelo trabalho à frente da disciplina CIV 480 – Modelagem da Informação da Construção, idealizada e ministrada por ambos.

Trata-se de uma disciplina optativa, oferecida na fase final dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, que capacita os estudantes para elaboração de projetos de diversas naturezas e em equipes multidisciplinares. Isso porque o Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção é um método de planejamento integrado que abrange todo o ciclo de uma edificação, oferecendo suporte em todas as fases do projeto.

O BIM, de acordo com o professor Douglas, é um tema relativamente recente em torno do qual existe um movimento nacional de implantação de seu conteúdo em cursos de graduação. Muitas universidades, como USP e Unicamp, já fizeram essa inclusão. Na UFV, ela aconteceu em 2014, com o oferecimento da disciplina CIV 480, que possibilitou aos estudantes trabalharem, de forma colaborativa, em várias frentes da engenharia e da arquitetura. Ali, eles desenvolvem um modelo virtual de edifício, que integra a sua arquitetura e seus vários sistemas. A disciplina tem resultado em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que, na avaliação do professor Kléos, estão ajudando a dar prosseguimento a essa linha de conhecimento.

Prêmio
O Prêmio BIM de Administração Pública foi idealizado pela Frente Parlamentar da Modelagem da Informação da Construção, com o apoio da Câmara dos Deputados. Ele conta com três categorias: contratante, projetista e educacional. Esse último para universidades, centros universitários e instituições de ensino técnico, públicos e privados, que tenham implantado disciplinas focadas na temática BIM.

Para o professor Douglas, estar entre os finalistas é o reconhecimento pelo trabalho que estão desenvolvendo. “É o voto de confiança nacional sobre nossa prática e sobre o conteúdo que oferecemos à graduação. Ficamos orgulhosos em representar a UFV nos eventos que fomos convidados e, agora, dentro do Congresso Nacional, onde podemos conversar com representantes de grandes experiências da construção civil e governamental do país”. Vale destacar que os professores também foram finalistas do Prêmio Sinduscon-SP em 2017.

Adriana Passos