Estudantes da UFV conquistam categoria Ouro em evento da Embrapa

14/11/2018

A equipe voltou do Vacathon com a ideia de ir além da boa colocação

Os estudantes de graduação Igor Quintão (Engenharia Agrícola e Ambiental), Lucas Sandres (Engenharia Elétrica), Gustavo Duque (Agronomia) e Sávio Filho (Medicina Veterinária) conquistaram o quarto lugar e a categoria Ouro do Vacathon, uma maratona de programação que integra o Ideas for Milk, da Embrapa. O evento aconteceu de 6 a 10 de novembro, na sede da Embrapa Gado de Leite, nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Coronel Pacheco.

Durante esses dias, cerca de 90 estudantes de ciências agrárias, computação e engenharias de 16 instituições de ensino superior de diferentes regiões do país ficaram acampados na Embrapa. Ali, além de palestras e visitas técnicas, eles foram também desafiados a desenvolver soluções tecnológicas a partir de um problema relacionado aos sistemas de produção de leite.

No caso dos estudantes da UFV, a solução proposta foi um equipamento com sensores de temperatura e distância, que possibilitam ao produtor rural acessar informações de seu tanque de leite em tempo real e em qualquer lugar do mundo. Trata-se de um hardware com wi-fi e bluetooth embutidos.

Igor Quintão explica que o protótipo desenvolvido para o Vacathon “mede automaticamente a quantidade e a temperatura de tanques de resfriamento de leite, manda instantaneamente para o servidor e gera, de forma eficiente, a melhor logística de coleta de leite para laticínios”. O resultado é o ganho em agilidade e segurança para toda a cadeia produtora de leite.

O estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFV conta que a equipe voltou do Vacathon com a ideia de ir além da boa colocação. “Queremos impactar nossa região e, por isso, criamos a StartUp VOLUTECH, onde pretendemos dar continuidade aos serviços e contribuições que podemos prestar ao meio rural. Já estamos articulando a incubação da StartUp no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev)”. Para ele, a maratona da Embrapa “foi um fator motivador para empreender e desenvolver novas tecnologias para o agronegócio. Vamos batalhar muito para melhorar cada vez mais a vida do pequeno e do grande produtor, de forma criativa e inovadora".

Vale destacar que a professora Polyana Rotta, do Departamento de Zootecnia, foi a embaixadora da UFV no evento. Outros detalhes sobre o Vacathon e a lista dos vencedores estão neste link.

Adriana Passos - Foto: Embrapa Gado de Leite