Comissão Própria de Avaliação conclui V Ciclo de Autoavaliação Institucional da UFV

13/11/2018

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Viçosa (CPA-UFV) disponibilizou em sua página na internet, os relatórios da segunda etapa e da etapa final do V Ciclo de Autoavaliação Institucional da UFV. No site também estão disponíveis o relatório da primeira etapa desse ciclo, assim como os dos ciclos anteriores.

Vale lembrar que o V Ciclo de Autoavaliação Institucional foi realizado em três etapas. Na primeira delas, ocorrida em 2015 (Relatório 2016), houve a aplicação do questionário, com questões que abordaram eixos temáticos determinados na legislação vigente, a partir de 10 dimensões de desempenho institucional. Foram elas: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Responsabilidade Social da Instituição; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Infraestrutura Física; Planejamento e Avaliação; Política de Atendimento aos Discentes; e Sustentabilidade Financeira.

Na segunda etapa, ocorrida em 2016 (Relatório 2017), a CPA-UFV acompanhou o processo de avaliação pedagógica dos cursos de graduação, que é conduzido pela Comissão Permanente de Avaliação de Cursos, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino.

Já a etapa final, iniciada em 2017 (Relatório 2018), teve como foco a elaboração de relatório consubstanciado, relacionado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV. Nesse relatório são evidenciados os desafios a serem superados pela Instituição e também destacados os seus pontos fortes. Nele, é possível constatar que a Universidade planejou Objetivos Institucionais e Metas Estratégicas em seu PDI 2018-2023 que convergem para a superação da maioria dos itens considerados como desafios.

De acordo com a CPA-UFV, os sucessos comuns aos três campi da Universidade confirmam o esforço institucional no cumprimento de sua missão, com os bons índices atribuídos à qualidade dos serviços prestados e à influência da UFV na qualidade de vida da população local. A Comissão destaca ainda que a pesquisa de autoavaliação institucional contou com 3.745 participantes dos três segmentos da comunidade universitária, ou seja, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, o que equivale a 19,05% de todos os membros dos três campi da UFV.

A CPA é composta por representantes dos segmentos acima mencionados e por representantes da sociedade civil organizada, tanto no campus Viçosa, quanto em suas Subcomissões de Avaliação, nos campi Florestal e Rio Paranaíba.

Fonte: CPA-UFV