Projeto da UFV conquista Prêmio de Pesquisa e Inovação em Educação a Distância

08/11/2018

O presidente da ABED, Fredric Litto, entregou o prêmio à Silvane e Tereza

Pelo segundo ano consecutivo, a UFV se destacou no Prêmio ABED de Pesquisa e Inovação em Educação a Distância. O trabalho Desenvolvimento de software educacional interativo para o ensino de elementos da estatística: uma proposta desenvolvida por equipe multidisciplinar em disciplina-projeto conquistou o segundo lugar na premiação da Associação Brasileira de Educação a Distância de Pesquisa e Inovação, na categoria Experiência Inovadora. A entrega do prêmio aconteceu em outubro, na cidade de Florianópolis (SC), durante o 24º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

Conforme o título indica, o trabalho traz a experiência de concepção e desenvolvimento de um software educacional a partir de uma integração colaborativa e multidisciplinar ocorrida na disciplina-projeto “PRE 408 - TICs na Prática Docente”. Nessa disciplina, o objetivo era a identificação de um problema e a proposta de solução. Os alunos identificaram como problema o alto índice de reprovação em disciplinas de massa da UFV. Para a execução do projeto, escolheram uma do Departamento de Estatística. O objetivo era contribuir - por meio de tecnologias educacionais - no aprendizado dessa disciplina. A partir do conhecimento dos estudantes envolvidos com a ideia, foi criado um software interativo focado nas dificuldades dos alunos daquela disciplina e com uma metodologia participativa e inovadora.

O software fornece instruções passo a passo, textos e gráficos motivadores, botões de ajuda, exercícios contextualizados, além da identificação e correção imediata de erros. O resultado obtido com o uso do software como recurso didático está na nota percentual média da disciplina. Pela primeira vez, nos últimos cinco anos, ela superou 60%, o que demonstra significativa melhora no rendimento dos alunos. Isso confirma que o recurso pode ser estendido a outras disciplinas de massa com os objetivos de motivar e melhorar o aprendizado.

A iniciativa premiada pela ABED foi desenvolvida por alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Civil e Letras matriculados no primeiro semestre de 2017 na disciplina projeto. Eles tiveram o apoio de professores da disciplina e da equipe multidisciplinar da Cead.

Na cerimônia de premiação, a equipe foi representada pelas professoras Silvane Guimarães Silva Gomes (coordenadora da Cead) e Tereza Angélica Bartolomeu (Departamento de Economia Doméstica), ambas da disciplina PRE 408. Durante o evento, elas tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho que, segundo Silvane Gomes, teve grande aceitação do público. Para as professoras, a premiação foi muito importante como forma de validação do trabalho desenvolvido na PRE 408.

Silvane explica que “a disciplina projeto é uma modalidade nova na UFV, na qual os alunos podem ter mais autonomia para desenvolver projetos, debater, refletir e aprender sobre as possibilidades de utilização das tecnologias em práticas pedagógicas inovadoras”. Nessa experiência específica, “os alunos identificaram um problema que vivenciaram na prática, propuseram e testaram a solução e verificaram que o resultado foi positivo”.

Vale lembrar que, em 2017, uma equipe da UFV ficou em primeiro lugar no Prêmio ABED com o trabalho Experiência Inovadora na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância – Cead/UFV: uso das TICs na produção de material didático Libras (Língua Brasileira de Sinais)/Português para estudantes surdos matriculados de Engenharia Civil.

Mais informações sobre a premiação de 2018 pode ser acessada no site da ABED.

Adriana Passos