Capes aprova novos cursos de pós-graduação na UFV

05/11/2018

A partir de 2019, a UFV deverá oferecer mais três cursos de pós-graduação: doutorado em Ciência da Computação, mestrado em Geografia e doutorado em Biologia Animal. A criação dos dois primeiros foi aprovada durante a 179a Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, realizada no início de outubro. Já a aprovação do doutorado em Biologia Animal aconteceu em setembro.

O doutorado em Ciência da Computação integrará o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), criado em 2004, com a aprovação pela Capes do mestrado stricto sensu. O novo curso será intercampi (Viçosa e Florestal). Isso significa, segundo o coordenador do PPGCC, professor Alcione de Paiva Oliveira, que o aluno poderá cursar as disciplinas nos dois campi, que dividirão as atividades administrativas e acadêmicas.

O PPGCC, que já titulou quase 200 mestres, conta atualmente com 15 docentes: 12 do campus Viçosa, dois do campus Florestal e dois do campus de Rio Paranaíba. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, o Programa recebeu o conceito 4, o mesmo obtido na aprovação do doutorado.

De acordo com o chefe do Departamento de Informática, professor Mauro Nacif Rocha, “a criação do curso vem concretizar um anseio antigo e irá aumentar a contribuição da UFV com pesquisa e inovação na área de Computação”.

Geografia
O mestrado em Geografia também vem atender um desejo de anos do corpo docente do Departamento e, segundo a professora Maria Isabel de Jesus Chrysostomo, “representa a consagração de um projeto de ensino, pesquisa e extensão”. A coordenadora do projeto aprovado pela Capes conta que o mestrado em Geografia da UFV terá, dentre seus objetivos, “fortalecer as pesquisas de âmbito geográfico sobre Minas Gerais, com enfoque a Zona da Mata, com o intuito de revelar as características de seu processo de desenvolvimento socioespacial e as contradições inerentes as dinâmicas de territorialização de uma região”.

No que se refere ao processo seletivo, o curso traz uma inovação ao propor a reserva de duas vagas para professores de escola pública. Tal proposta, conforme Isabel, “tem o intuito de contribuir para o processo de formação dos professores de Geografia e ciências afins da região”.

Pós-Graduação na UFV
Com essas três aprovações da Capes, a UFV passará a oferecer 73 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em 44 programas. A Universidade tem ainda parceria em cinco programas em rede: Mestrado Profissional em Química, Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química, Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Profissional em Rede Nacional de Matemática e Mestrado Profissional em Administração Pública. Todas as informações sobre cursos e programas estão no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.