Tese de professor recebe menção honrosa em prêmio internacional

05/11/2018

A tese História Atlântica da Islamização na África Ocidental (Senegâmbia, séculos XVI e XVII), de autoria do professor Thiago Henrique Mota, do Departamento de História (DHI) da UFV, foi uma das duas obras contempladas com Menção Honrosa na segunda edição do Prêmio Internacional de Investigação Histórica Agostinho Neto. O concurso promovido pela Fundação Dr. António Agostinho Neto (Angola), Faculdade Zumbi dos Palmares (Brasil) e Unesco recebeu 36 obras, representantes de oito países. O objetivo era premiar uma tese em História da Angola, História da África ou História dos africanos na diáspora. Dentre os critérios de avaliação estavam relevância historiográfica, engajamento com a historiografia, clareza e coerência do argumento e pesquisa arquivística.

Thiago Mota é professor de História da África no DHI, onde também cursou a graduação entre 2008 e 2011. Sua tese foi desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade de Lisboa, por meio de um convênio de cotutela. A pesquisa do professor analisou o processo de expansão do Islã no continente africano, recorrendo à documentação arquivística, cultura material, fontes orais e documentos publicados. Foram realizadas pesquisas em arquivos, bibliotecas e museus de Portugal, Senegal, Gâmbia, França e Alemanha.

Atualmente, Thiago coordena o grupo de pesquisa Observatório Africano, sediado no DHI, que tem a participação de docentes e discentes de diversos cursos da UFV. Além da tese de Thiago, também recebeu menção honrosa a obra Ganhadores: trabalho africano, controle social e conflito na Bahia urbana (séc. XIX), do historiador e professor João José Reis, da Universidade Federal da Bahia. A tese vencedora do concurso foi Ferreiros e fundidores da Ilamba: uma história social da fabricação do ferro e da fábrica de ferro de Nova Oeiras (Angola, segunda metade do século XVIII), de Crislayne Alfagali, professora da PUC-Rio.