Notícias

Livro de ex-doutorando da UFV é indicado ao Prêmio Jabuti

05/11/2018

Para Rodrigo, a indicação ao Jabuti representa uma realização

O livro Capitalismo, ciência e natureza: do ideário iluminista do progresso à crise ambiental contemporânea, resultante da pesquisa de doutorado de Rodrigo de Souza Ferreira, é um dos 10 finalistas na modalidade Ciências do Prêmio Jabuti 2018. O autor defendeu sua tese no ano passado, no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFV, orientado pela professora Maria Izabel Vieira Botelho, que prefaciou o livro.

No prefácio, a professora destaca a dimensão inovadora da obra, que, segundo ela, “advém da articulação de diferentes olhares e entendimentos, principalmente no campo filosófico, desde o século XVI, com problemáticas atuais empreendidas por diversos teóricos que vêm se dedicando às temáticas ambientais e sociais na modernidade”. Em sua opinião, o “livro nos coloca diante da urgente necessidade de repensarmos os mundos em que vivemos e, principalmente, os mundos que serão os lugares de vida das próximas gerações”.

Para o autor, a indicação ao Jabuti 2018 representa uma realização. E justifica: “escrever um livro é um desafio; oferecê-lo à opinião pública é outro desafio. Então, um reconhecimento da magnitude do Prêmio Jabuti me deixa extremamente feliz”. Rodrigo conta que seu livro é completamente independente e que, quando o publicou, a expectativa era apenas fazer circular os 500 exemplares da edição para que ela se pagasse. Mas não por uma questão meramente econômica, explica. “O livro é a materialização de uma ideia que se pretende que seja divulgada. Só saberei de fato que ela está sendo divulgada, nos modos que pretendi, quando os livros estiverem nas mãos das pessoas”. Rodrigo se diz muito grato com o retorno que vem obtendo, o que considera “um estímulo para seguir com a proposta”.

Os interessados em obter a obra indicada ao Jabuti 2018 podem fazer seu pedido com o autor pelo e-mail rsouzafer@yahoo.com.br. Vale lembrar que o Prêmio está em sua 60a edição e é promovido pela Câmara Brasileira do Livro. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima quinta-feira (8).

 

Adriana Passos
Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial