Curso de Agronomia é novamente o melhor do país

31/10/2018

No mês em que se comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), o curso de Agronomia do campus Viçosa da UFV recebeu a notícia de que, mais uma vez, foi considerado o melhor do país de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF). Desde que a Agronomia começou a ser avaliada pelo RUF, em 2013, esta é quinta vez que o curso fica em primeiro lugar. Somente em 2016, ocupou a segunda posição entre os avaliados.

Realizado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo, o RUF envolve dois rankings: o de universidades e o de cursos. Para o primeiro, foram classificadas 196 universidades brasileiras - públicas e privadas -, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Em 2018, a UFV ficou na 15ª posição entre as Instituições de Ensino Superior do Brasil. No segundo ranking, a avaliação se deu entre os 40 cursos de graduação com mais ingressantes, conforme o último Censo da Educação Superior disponível e a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

Para o coordenador do curso de Agronomia do campus Viçosa, professor Leonardo Duarte Pimentel, "a notícia traz muito orgulho para a Universidade e também uma enorme responsabilidade para a comunidade acadêmica: a de continuar na vanguarda do ensino, pesquisa e extensão na área de ciências agrárias de um país que tem o agronegócio como mola motriz da economia”.

O professor lembra que o Brasil saiu de importador de alimentos na década de 1970 para ser, hoje, o segundo maior exportador de alimentos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em sua avaliação, “além do empreendedorismo e da coragem dos produtores agrícolas brasileiros, essa evolução se deve em grande parte às instituições de ensino superior de excelência e renome mundial na área agronômica. Elas criaram a base tecnológica e a força de trabalho qualificada que permitiram ao Brasil alcançar níveis de produtividade elevados e explorar solos de baixa fertilidade, como os do Cerrado, que, atualmente, apresentam níveis de produtividade superiores aos de países europeus que têm solos férteis e agricultura subsidiada.

Para Pimentel, “o fato de a Agronomia da UFV encabeçar esse ranking no meio de gigantes, como Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é uma honra e mostra para sociedade brasileira a importância do ensino superior público de qualidade”.

Todas as informações sobre o ranking podem ser conferidas em http://ruf.folha.uol.com.br/2018/