Prêmios

Ex-aluno da UFV é finalista do Prêmio Microfone de Prata da CNBB

20/06/2018

O ex-estudante da UFV Rodrigo Resende, formado em Jornalismo em 2008, está concorrendo como um dos finalistas do Prêmio Microfone de Prata da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a reportagem A Culpa é do Estuprador. O trabalho já conquistou a menção honrosa no Prêmio República 2018 e foi finalista de dois outros premiações: o 8º Prêmio do Ministério Público do Acre e o Prêmio de Direitos Humanos, organizado pela OAB-RS e pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Além de Rodrigo, a matéria contou com a participação de outros dois jornalistas: Larissa Bortoni e Maurício de Santi.

A reportagem especial conta a história da jovem Inês Etienne, que, em 1971, lutava contra o regime militar e foi levada até a Casa da Morte: uma estrutura montada em Petrópolis para torturar opositores à ditadura. Entre as torturas enfrentadas por Inês, uma a marcou pelo resto de sua vida: o estupro. O crime sofrido por Inês ainda é comum no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são mais de 500 mil estupros por ano no país, dados em projeção, já que incluem muitos que nem chegam a ser denunciados.

A reportagem concorre ainda à uma menção honrosa no prêmio da CNBB, com votação aberta nas redes sociais. Para votar, basta dar um like na postagem sobre a reportagem no Instagram e no Facebook. A votação vai até 30 de junho.

Fonte: Kátia Fraga