Inscrições abertas para exame de proficiência em língua portuguesa

19/06/2018

Estão abertas, até 13 de julho, as inscrições para o exame brasileiro de proficiência em língua portuguesa, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). O Celpe-Bras é o único certificado dessa natureza reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Além de ser internacionalmente aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa e, no Brasil, ser exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e de pós-graduação e também para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

A participação no Celpe-Bras é voluntária, destinada a estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, cuja língua materna não seja a língua portuguesa. A inscrição é feita em duas etapas. Se uma das etapas não for cumprida dentro dos prazos, a inscrição será cancelada.

Na primeira etapa o participante deverá preencher corretamente as informações solicitadas e, ao final, confirmar a inscrição no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A segunda etapa consiste no pagamento e na confirmação da inscrição pelo posto aplicador, no Departamento de Letras (DLA), na sala da professora Idalena.

O Exame será realizado entre 1º e 5 de outubro, em um posto aplicador da UFV. Os horários exatos da realização do exame serão comunicados pelo e-mail informado na inscrição.

Desde 2015, a UFV se tornou instituição credenciada para aplicação do exame com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais e do Departamento de Letras. O Curso de Extensão em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celipe) é o responsável pelas atividades que envolvem desde a inscrição até as de aplicação do exame em Viçosa.

Haverá um curso preparatório para o Celpe-Bras, oferecido gratuitamente pelo programa Idioma sem Fronteiras (IsF/Nucli UFV). As inscrições para o curso estarão disponíveis entre os dias 9 e 17 de julho no site do programa.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefone (31) 3899-2609, (31) 3899-1579 e (31) 98940-4429, ou no e-mail celipe.ufv@gmail.com.

Fonte: Carol Prates