Campus Rio Paranaiba

Eventos sobre astronomia: Mini-curso, Mostra com telescópios do céu noturno e Conferências

15/06/2018

Estudiosos, admiradores e curiosos sobre astronomia poderão participar, da primeira Mostra: “Observação Astronômica no Céu de Rio Paranaíba”. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, é resultado de uma parceria entre o Campus UFV-Rio Paranaíba, a Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia (APEPA) e a Astronomia na Serra da Mata da Corda (ASMACOR), fundada recentemente na cidade de Rio Paranaíba.

A mostra consiste em duas noites de observações astronômicas em dois pontos de Rio Paranaíba. Das 18h às 22h, no dia 09 de julho, a observação será feita na última rotatória (a grande) do campus universitário; e no dia 10 de julho, no final da Rua Cel. Teodomiro Rocha, atrás da Cooxupé.

A programação também contempla o mini-curso “Breve Introdução à Astronomia”, nos dias 02 e 03 de julho; e as conferências, “Origem e Expansão do Universo” e “Sistema Planetário Solar”, no dia 13 de julho (confira a programação completa no anexo abaixo).

São expositores dos eventos a professora de letras e membro da APEPA e ASMACOR, Teresinha Aparecida de Souza; o professor de Física do UNIPAM e presidente da APEPA, Luis André de Lima; o vice-presidente da APEPA, Gilberto de Melo Dumond; e os professores de Física do Campus UFV - Rio Paranaíba e membros da ASMACOR, Martin Aparicio e Rafael Marcelino.

Se avisa aos interessados em participar das atividades, que para a obtenção de respectivos certificados, se deve fornecer nome completo, número de CPF e endereço de e-mail. Os dados já podem ser preenchidos através do formulário eletrônico, disponível em: https://goo.gl/forms/9lDbFrET1n9xpaiF2.

Mais informações: astronomia.ufv.crp@gmail.com

Sobre a APEPA

A Associação se trata de um grupo de pessoas admiradoras da Astronomia. Buscamos o estudo e a pesquisa nessa área, bem como compartilhamos nossos conhecimentos, num processo de aprendizado mútuo e contínuo. Fazemos regularmente palestras sobre Astronomia, bem como observações através de telescópios. Somos uma associação sem fins lucrativos e estamos localizados na cidade de Patos de Minas – MG. O objetivo geral da APEPA é promover e incentivar o estudo, a pesquisa, ensino e divulgação da Astronomia em escolas públicas e privadas, bem como para o público em geral, de Patos de Minas e região.
(Disponível em: https://astronomiapatense.wordpress.com/)

Fonte: Prof. Martin Aparicio