Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes necessita da participação de estudantes da UFV

15/06/2018

Todos os estudantes da UFV estão convidados a participar da quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais, disponível neste link. Até o momento, o índice de respostas de discentes da Universidade está abaixo, precisando de pelo menos 200 respostas até a próxima segunda-feira (09), de acordo com o levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace). O objetivo é que os dados obtidos gerem subsídios para elaborar políticas públicas, além de ter a finalidade de auxiliar as demandas de assistência estudantil e gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais.

As pesquisas anteriores, também realizadas pela Andifes, mostram a evolução do perfil dos graduandos, considerando os processos seletivos massivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a criação de mais de 300 campi no interior do país e a Lei de Cotas, criada em 2013, e que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais.

Os outros levantamentos feitos pela associação mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo. Os dados desmistificam a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com rendas altas.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora Patrícia Vieira Trópia, a consulta contribui para a melhoria da universidade, assim como para a defesa do “caráter público, gratuito, de qualidade e inclusivo”.

Fonte: Andifes