UFV apresenta Coleta Seletiva Solidária em Congresso Internacional

15/06/2018

A Coleta Seletiva Solidária da UFV foi tema do painel de Boas Práticas, ocorrido no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero em Brasília, entre os dias 5 e 7 de junho. Aberto às iniciativas nacionais relacionadas ao gerenciamento de resíduos, o painel mostrou como a Universidade tem avançado em um dos assuntos mais desafiadores do planeta atualmente.

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, é definido pela International Zero Waste Alliance como “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”. O evento contou com a participação de convidados de 16 países distintos que apresentaram experiências do setor público, privado e da sociedade civil relacionadas ao gerenciamento de resíduos e implementação de metas de lixo zero.

Vale lembrar que, neste primeiro semestre, diversas ações de sensibilização foram realizadas para apresentar o modelo de coleta seletiva para a comunidade na UFV. Em maio, a equipe da Divisão de Gerenciamento de Resíduos apresentou a Coleta Seletiva Solidária para diferentes setores, com destaque para os servidores da Reitoria, da Pró-Reitoria Administração e dos diversos setores do Edifício Arthur Bernardes. Ao todo, já foram realizadas 21 ações de sensibilização nesta primeira metade do ano. No modelo apresentado, cabe aos setores a implementação da segregação dos resíduos localmente. Dado o interesse do setor gerador dos resíduos, a Divisão auxilia com orientações e treinamentos para auxiliar professores, técnicos e estudantes na implementação das práticas.

A Coleta Seletiva Solidária é um dever da Administração Pública Federal, instituído pelo Decreto 5.940/2006, e diz que os resíduos devem ser separados na fonte geradora e destinados às associações de catadores locais. Mais informações sobre a Coleta Seletiva Solidária na universidade estão disponíveis neste site.

Fonte:Ulisses Bifano