Campus Viçosa
04/06/2018
A estudante de Comunicação Social Raíra Saloméa Nascimento está entre os seis vencedores do 15° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o projeto "Modelo Slow City como Tecnologia Social para a gestão municipal: O caso de Rio Doce – MG", ela concorreu com 104 outros inscritos na categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
O objetivo da premiação é reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica, cujos relatórios finais se sobressaíam em aspectos como relevância, qualidade, originalidade, inovação e aplicação prática para a solução de problemas concretos. Raíra foi bolsista Pibiti/CNPq entre agosto de 2016 e julho de 2017, época em que atuou no projeto do grupo de pesquisa Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC).
De acordo com o professor Magnus Luiz Emmendoerfer (Departamento de Administração e Contabilidade), orientador do projeto, a proposta premiada é baseada em valores locais: “os saberes populares foram utilizados para a indicação de novas tecnologias sociais e o aprimoramento das já existentes, a partir dos princípios orientadores do movimento internacional Slow City”. Ele explica que esse movimento “visa ao desenvolvimento planejado e sustentável das cidades de pequeno porte por meio da valorização da produção e consumo conscientes, em nível local, da cultura e história e do patrimônio da comunidade, assim como da mudança de mentalidade sobre questões públicas”.
Emmendoerfer lembra que o projeto teve coorientação do então estudante de mestrado Brendow de Oliveira Fraga, atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração. Na época da bolsa de Raíra, Brendow estava desenvolvendo sua pesquisa de mestrado, que também contemplava aplicações do Slow City no contexto do Rio Doce.
Para o professor, a premiação “representa o reconhecimento das alternativas de desenvolvimento territorial no Brasil para pequenos municípios, que buscam manter e dinamizar seu território de forma diferente das grandes cidades, com boas práticas de gestão e de políticas públicas que valorizem o envolvimento comunitário”. Em sua avaliação, a experiência do projeto demonstrou que “é possível realizar boa pesquisa com abordagem extensionista e interface entre cursos de graduação e pós-graduação, de forma multidisciplinar”. Emmendoerfer considera que “a premiação reitera a imagem da UFV como uma instituição de ensino que contribui constantemente com inovação e tecnologias sociais para o Brasil”.
A premiação acontecerá, no mês de julho, em Maceió (AL), durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Selecionados
De acordo com o site do CNPQ, a 15ª edição do Prêmio Destaque teve a participação de 157 instituições - 112 universidades e 45 institutos de pesquisa. Juntas, elas encaminharam 471 relatórios de bolsistas, dos quais 377 foram validados: 140 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 132 de Ciências da Vida e 105 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
Os projetos da UFV foram encaminhados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Segundo Carlos Eduardo Salgado Cunha, gestor do Pibic-UFV, as indicações se basearam na análise dos pareceres dos relatórios finais e nas notas do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA).
Todos os agraciados bem como detalhes da premiação podem ser conferidos no site do CNPq.
Adriana Passos
Divulgação Institucional
Institucional
Divulgadas candidaturas homologadas para escolha do diretor-geral do campus Florestal
16/04/2025
Extensão
Professor do CAF é autor de manual sobre Fossa Ecológica de Evapotranspiração
16/04/2025
Institucional
Pesquisa da UFV sobre formação de jogadores de futebol vira referência em plataforma da Fifa
16/04/2025
Institucional
Projetos de pesquisadores vinculados ao tecnoPARQ são aprovados no Catalisa ICT
15/04/2025
Divulgadas candidaturas homologadas para escolha do diretor-geral do campus Florestal
16/04/2025
Professor do CAF é autor de manual sobre Fossa Ecológica de Evapotranspiração
16/04/2025
Pesquisa da UFV sobre formação de jogadores de futebol vira referência em plataforma da Fifa
16/04/2025
Projetos de pesquisadores vinculados ao tecnoPARQ são aprovados no Catalisa ICT
15/04/2025
Universidade tem concursos abertos para professores
15/04/2025