Notícias

Movimento Estudantil Negro promove palestra sobre 130 anos da abolição da escravidão

17/05/2018

.

O Movimento Estudantil Negro (Moven), do campus Rio Paranaíba, realizou, nessa segunda-feira (14), a palestra Da abolição às políticas afirmativas: enfrentamento às desigualdades e o racismo, ministrada pelo superintendente dos Povos e Comunidades Tradicionais, professor João Carlos Pio de Souza. O evento teve como objetivo construir uma reflexão sobre os 130 anos da abolição da escravidão, destacando a falta de políticas públicas para as populações negras naquele período, a persistência do racismo institucional e também o seu enfrentamento.

A palestra também teve a participação do secretário da Cultura de Rio Paranaíba, Alemar Oliveira, que falou sobre a influência da cultura afro-brasileira no município, e ainda do historiador Marcelo José de Castro, que abordou a resistência das comunidades negras do município no território que era conhecido como Alto Querosene. Tanto a abertura quanto o encerramento da atividade foram realizados com a apresentação do Congo Sereno, grupo de congado de Rio Paranaíba.

Com o evento, o Moven buscou o estreitamento do diálogo entre a Universidade e a comunidade cumprindo seu papel como um projeto extensionista que busca construir reflexões sobre as questões étnico-raciais brasileira e também promover a cultura afro-brasileira.

Fonte:Lays Matias
Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial