Campus Florestal

Condetuf discute pautas prioritárias em Brasília

14/05/2018

Representantes do Condetuf

O Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), esteve reunido, de 8 a 10 de maio, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. O encontro faz parte da agenda do conselho, que realiza cerca de quatro reuniões por ano para tratar de pautas prioritárias.

Conforme o presidente do Condetuf, professor Antônio Cézar Pereira Calil, esses encontros são realizados com a presença de diretores e dirigentes de todas as escolas que integram o conselho. Na ocasião, o diretor do Campus UFV-Florestal professor Marco Antônio de Oliveira esteve presente para a discussão.

Como pautas, havia problemas ligados à área de recursos humanos, como banco de professores equivalentes, novas vagas, remanejamento de docentes.  “Além disso, um item prioritário é a elaboração da planilha orçamentária que será apresentada ao Ministério da Educação (MEC), como temos feito todos os anos, sempre no final do primeiro semestre”.

Para auxiliar nas resoluções das demandas trazidas pelas escolas, foram convidados representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Educação Superior (SESu).
O presidente do conselho explicou que as escolas técnicas, por sua natureza, são coordenadas pelas duas secretarias. “Como somos escolas técnicas, somos coordenados pela Setec, responsável pela coordenação nacional da política de educação profissional e tecnológica em todo o país. Mas, por sermos vinculados às universidades, pautas como recursos humanos são tratadas com a SESu, que é a unidade do MEC responsável pela Política Nacional de Educação Superior”, explica Calil.

Durante a reunião, representantes da Setec esclareceram dúvidas dos dirigentes sobre o Programa Mulheres Mil, criado em 2011, visando promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Antes executado prioritariamente pelas instituições públicas dos sistemas de ensino federais, estaduais e municipais, em 2013, o programa passou a ser realizado, também, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio da Bolsa Formação.

Salientou-se que o Condetuf irá participar da 117ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, convocada para os próximos dias 15 e 16 de maio. “A Andifes nos abriu uma porta importante: iremos participar da visita do ministro da Educação, no segundo dia do Conselho Pleno, e teremos a oportunidade de apresentar nossas demandas, bem como as dificuldades enfrentadas diante do contingenciamento que temos enfrentado”, ressaltou Calil.

A conclusão do presidente do Condetuf sobre o contexto financeiro vivenciado pelas escolas técnicas e tecnológicas foi de que é preciso ter serenidade. “Nós acumulamos períodos cíclicos ao longo dos mais de 20 anos do Condetuf. Enfrentamos momentos difíceis durante o período em que o Paulo Renato esteve à frente do ministério da Educação. Depois vivemos momentos de valorização, durante a expansão das universidades e das escolas técnicas, um período bastante favorável. E hoje, como a lei de limitação de gastos, temos precisado manter a tranquilidade para fazer a gestão com eficiência e com muita criatividade para sobreviver sem os recursos que não têm sido repassados”, finalizou Calil.

Fernanda Pessoa
Fonte: Andifes e Diretoria Geral/UFV-Florestal