Pôster de doutorando em Ciência Florestal é premiado como o melhor em evento

24/04/2018

O doutorando em Ciência Florestal Mateus Alves de Magalhães foi premiado pela apresentação do pôster Estimates of Energy Properties of Torrefied Pellets by Colorimetric Parameters no Biomass and Bioenergy Conference. O estudante ficou em primeiro lugar na categoria, durante o evento que aconteceu em Sorocaba (SP), nos dias 10,11 e 12 de abril.

Os pellets de madeira são biocombustíveis sólidos cuja matéria-prima provém de resíduos de biomassa vegetal como a serragem, maravalha, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros. Representam uma alternativa importante para a produção de energia, por serem renováveis, eficientes e emitirem menor quantidade de gases nocivos à camada de ozônio. O trabalho apresentado por Mateus analisa o aumento do poder calorífico dos pellets quando passam por um processo de torrefação.

O pôster premiado é parte da dissertação de mestrado apresentada por Mateus no ano passado. As pesquisas vêm sendo desenvolvidas no Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (Lapem), sob orientação da professora Angélica de Cássia Carneiro. “Fiquei muito satisfeito, já que bastante gente se interessou pela publicação”, conta o estudante.