Campus Viçosa sedia evento internacional sobre nanomagnetismo e spintrônica

24/04/2018

Nesta quarta e quinta-feira, o campus Viçosa da UFV sediará o primeiro evento sobre nanomagnetismo realizado em Minas Gerais.

O Meeting on Nanomagnetism and Spintronics vai acontecer no auditório da Biblioteca Central com a participação de nomes importantes da área do Brasil e exterior. Dentre eles, está o professor Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula. Renomado nacional e internacionalmente em spintrônica, ele é autor de livros amplamente utilizados em diversas universidades.

O evento está sendo organizado pelo Laboratory of Spintronics and Nanomagnetism (LabSpin), vinculado ao Departamento de Física (DPF) da UFV. Além de ser associado ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano), o LabSpin mantém projetos de colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Spin Electronics Research (Spintec) e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). Além disso, colabora com o Grupo de Nanoestruturas Semicondutoras e Magnéticas da Universidade de Brasília e o Grupo de Teoria de Campos e Simulações Computacionais em Física da Matéria Condensada (TCSCFMC), em Viçosa.

O professor Clodoaldo Araújo, do Departamento de Física, conta que o evento tem uma relação direta com a Rede de Nanomagnetismo: Investigação e Desenvolvimento de Interfaces e Dispositivos - aprovada, em 2017, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) -, que envolve outros seis Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) do estado. Segundo o professor, que é vice-coordenador da Rede e coordenador do evento, “a presença de pesquisadores renomados, em Viçosa, vem consolidar as colaborações existentes e possibilitar o início de novas. As facilidades que serão construídas com o recurso da Rede e as já existentes no Departamento, que fazem parte da iniciativa SisNano, são multiusuárias. Por isso, estimulamos a participação de pesquisadores de outras instituições”.

A programação do evento, que terá início nesta quarta(25), às 9h, pode ser conferida no site do LabSpin.