Campus Florestal

Professor da UFV-Florestal é premiado em Congresso

24/04/2018

Trabalho do professor Osvaldo Costa Moreira, do curso de Educação Física da UFV-Florestal, foi premiado no VI Congresso de Atualização em Hipertensão Arterial Sistêmica. Intitulado “Prevalência de hipertensão arterial em professores de uma cidade do interior de Minas Gerais”, o trabalho foi desenvolvido no Departamento de Educação Física da UFV-Viçosa (DES), sob a coordenação do professor João Carlos Bouzas Marins, com a participação dos professores Renata Oliveira e Rômulo Mota Júnior, além da estudante Karoline Marins.

A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial associada a níveis elevados e sustentados de pressão arterial, explica Moreira. Estima-se que a prevalência dessa doença na população brasileira seja de 24,3%. Além disso, em um estudo previamente realizado pelo mesmo grupo de investigadores com professores do ensino superior observou-se que a patologia estava associada a outros fatores de risco cardiovascular, aumentando a probabilidade desses indivíduos sofrerem eventos cardiovasculares graves, como infarto do miocárdio.

Desse modo, estudar a prevalência da hipertensão arterial em professores de Viçosa foi uma alternativa encontrada pelos pesquisadores da UFV para auxiliar na elaboração de estratégias de políticas públicas, visando minimizar o impacto negativo dessa doença sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida desses trabalhadores.

Fernanda Pessoa/UFV-Florestal