UFV recebe relatório final da Comissão da Verdade de Minas Gerais

16/04/2018

O relatório recebido pelo vice-reitor ficará disponível na Biblioteca Central

O vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão recebeu as versões impressa e eletrônica do relatório final da Comissão da Verdade de Minas Gerais (Covemg), na última sexta-feira (13). O trabalho foi entregue na Reitoria, do campus Viçosa, por Emely Vieira Salazar, uma das representantes da Covemg e servidora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Na ocasião, Emely agradeceu à UFV e, especialmente, ao professor do Departamento de Ciências Sociais Fabrício Roberto Costa Oliveira e à equipe do Arquivo do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que viabilizaram o acesso às informações possibilitando o desenvolvimento das pesquisas da Covemg relativas à repressão ao movimento estudantil e universidades após o golpe militar de 1964.

A Covemg foi criada para acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade, instituída pela Lei Federal nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, nos exames e esclarecimentos sobre as violações de direitos fundamentais praticadas no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988. Dentre os objetivos da criação da Covemg estava a apresentação de um relatório circunstanciado, contendo a descrição das atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões obtidas e as recomendações devidas.

Definido como “um tributo à memória de todos aqueles que lutaram contra a ditadura militar no país e aos que, ainda hoje, lutam por Brasil livre, democrático e soberano”, o relatório entregue à UFV será disponibilizado para consulta na Biblioteca Central da Universidade e também pode ser acessado no site www.comissaodaverdade.mg.gov.br.

Além da UFV, contribuíram com o relatório, as universidades estadual de Montes Claros e federais de Juiz de Fora, Minas Gerais, Ouro Preto, Uberlândia e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.