Reitora recebe representantes da Finep para inaugurações e palestra

12/04/2018

Na tarde dessa terça-feira (10), a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu a visita do diretor e do superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza e Ricardo Rosa, respectivamente.

Durante o encontro, os representantes da Finep participaram de uma reunião com a reitora, a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Alexandre Peternelli, na qual fizeram um levantamento das obras subsidiadas pela financiadora nos três campi e discutiram a viabilidade de novos recursos para infraestrutura, projetos e equipamentos.

Em seguida, visitaram obras que estão sendo construídas com apoio da Finep, e participaram da inauguração de dois edifícios finalizados: o anexo do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), espaço multiusuário de pesquisas que, segundo a diretora do CCH, Maria das Graças Floresta, já se fazia necessário e será de grande importância a toda comunidade e núcleos de pesquisa do CCH; e o Laboratório de Óleos, anexo do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), que será usado por diversos grupos de pesquisa da Universidade, como apontou a professora do DTA Jane Selia dos Reis Coimbra. A pró-reitoria de Administração enfatizou o esforço e dedicação das equipes coordenadoras responsáveis pelas obras que, mesmo diante dos desafios que se sucederam durante o percurso, perseveraram para entregar projetos de qualidade.

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep demonstrou satisfação em ver as obras finalizadas e destacou a importância da existência de espaços de caráter multiusuário nas instituições de ensino e pesquisa, lembrando que a ciência é importante na medida que transforma e integra a sociedade e, portanto, é necessário ter em perspectiva o dever de ultrapassar os muros simbólicos da universidade e levar a produção acadêmica a toda comunidade. O diretor também ressaltou a eficiência e o compromisso institucional em todas as obras do campus. A reitora concordou com ele e ressaltou que a UFV é uma instituição onde a pesquisa contribui efetivamente para o desenvolvimento do país, e sua graduação tem por missão o ensino associado com a pesquisa e a extensão.

Ao final da tarde, Wanderley de Souza ministrou a palestra Análise Histórica e Perspectivas de Financiamento para Áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), por videoconferência para os campi Florestal e Rio Paranaíba, em que abordou as perspectivas sobre o financiamento à atividade científica no Brasil, com o objetivo de apresentar aos professores, pesquisadores e estudantes detalhes sobre a atuação da Finep, como suas formas de apoio, fontes de recursos, áreas prioritárias, novas iniciativas, entre outros pontos.

A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem por propósito promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

As fotos da visita e inaugurações podem ser conferidas neste link.

Rodrigo Cupertino - estagiário
Fotos: Daniel Sotto Maior