Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário lança política nacional em parceria com a UFV

06/04/2018

Encontro em Ponte Nova (MG) firmou a parceria entre o município e a UFV

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, lançou na última terça-feira (3), a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), com o Ministério da Saúde e o Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com a UFV, com o objetivo de levar qualidade de vida às pessoas idosas e promover o envelhecimento ativo e saudável. A estratégia se baseou em experiências bem-sucedidas, como o programa de extensão da Universidade, Ações para o Envelhecimento Ativo, executado na cidade de Ponte Nova (MG), desde 2016.

A experiência em Ponte Nova foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Grupo de Trabalho Clacso: Espaços Deliberativos e Governança Pública (Gegop) e tornada referência para a construção da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Com o programa, foi possível para a UFV conhecer o ponto de vista da população idosa de uma comunidade e fortalecer o Conselho de Direitos do Idoso, dentre outras ações que se encontram em curso. As pesquisadoras da UFV e do Gegop participaram da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, com contribuições em eventos, trocas de informações e produção de conteúdos.

No lançamento da estratégia, que faz parte de uma política nacional e conta com a contribuição de diversos parceiros para a sua efetivação, a cidade de Ponte Nova se tornou a primeira do Brasil a receber o selo de adesão. Essa concessão de selos foi o meio que o governo federal encontrou para reconhecer os avanços alcançados nos municípios e comunidades que têm atividades voltadas às pessoas com mais de 60 anos, contribuir para a adesão de municípios no compromisso de garantir os direitos dos idosos e desenvolver ações voltadas a esta população.

A parceria entre o MDS e a UFV também se efetivou na produção de documentos que compõem o material para suporte aos municípios e comunidades no processo de adesão à política nacional. Esse trabalho foi realizado pelas professoras Simone Martins, do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) e Andréia Queiroz Ribeiro, do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS).

A professora Simone também é a coordenadora do programa de extensão Ações para o Envelhecimento Ativo, que conta com a colaboração de diversos parceiros da Universidade, como os departamentos de Artes e Humanidades (DAH), Nutrição e Saúde (DNS), Comunicação Social (DCM), Educação Física (DES), Economia Doméstica (DED), Economia Rural (ERU) e Arquitetura e Urbanismo (DAU); da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC); da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe); além da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, do Centro Internacional de Longevidade Brasil, do Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autônoma de Barcelona e do MDS.

O Ministério produziu uma cobertura para rádio sobre o lançamento da estratégia política nacional que pode ser conferida na íntegra no perfil do MDS no soundcloud.

Fonte: Simone Martins