Encontro faz balanço de projeto sobre produção das mulheres rurais e quintais produtivos no Brasil

28/03/2018

O balanço foi apresentado na sala de reuniões da Reitoria (Foto: Ademir Silveira/Sead)

A parceria firmada entre a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e a UFV para desenvolvimento de projeto sobre sistematização da produção das mulheres rurais e quintais produtivos do Brasil motivou a reunião de balanço da iniciativa no último dia 22, na Reitoria da UFV.  O projeto intitulado Os Quintais das Mulheres e a Caderneta Agroecológica na Zona da Mata de Minas Gerais e nas Regiões Sudeste, Sul, Amazônia e Nordeste foi realizado por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre as duas instituições.

Reuniões, palestras, seminários, oficinas e coleta de dados fizeram parte do cronograma de atividades do projeto, que teve início em maio de 2016, e tem encerramento previsto para abril deste ano. De acordo com o termo firmado entre as partes, foram beneficiadas, pelo menos, 3.180 participantes, entre mulheres rurais, agentes de execução de políticas públicas e representantes de organizações, com o objetivo de garantir direitos e reconhecimento da mulher rural como peça fundamental do desenvolvimento sustentável e solidário.

Segundo Alair Ferreira de Freitas, diretor de Relações Institucionais (RLI) da UFV, “o projeto tem uma grande relevância, não só para a UFV, mas para o país. Ele é fruto de uma intensa articulação de organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa em várias regiões do Brasil”. A iniciativa teve grande alcance nacional e possibilitou desvelar, ressaltar e valorizar a vida econômica e produtiva das mulheres e o papel estratégico que os quintais, como espaços produtivos protagonizados pelas mulheres, assumem para a subsistência das famílias, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural. Na oportunidade, o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Sead, Marcelo Martins, elogiou o trabalho realizado pela Universidade, e disse se sentir gratificado por “poder participar desse importante projeto de empoderamento das mulheres".

O encontro também contou com a presença da professora Irene Maria Cardoso, do Departamento de Solos, Beth Cardoso, representante do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), Lilian Telles do GT Mulheres da ANA, além de estudantes, estagiários e contratados do programa.