UFV integra Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação

22/03/2018

Mais um passo vem sendo dado pela UFV na direção do fortalecimento da cultura empreendedora de Viçosa. Desde novembro, a Universidade integra o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do qual fazem parte, dentre outras entidades, a Casa do Empresário, o Sebrae e a Univiçosa. Da UFV participam professores, técnicos e estudantes, alguns deles representantes do projeto Carreiras e de setores como a Central de Empresas Juniores (CEMP) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) e o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), vinculados ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev).

A ideia de formação de um Ecossistema é promover a interação espontânea dos atores ligados aos ambientes de inovação para que pensem, juntos, estratégias de desenvolvimento local. A proposta, portanto, é a construção de uma agenda de inovação integrada, que, no caso de Viçosa, vem sendo delineada por meio de reuniões mensais. A última aconteceu no dia 16 de março, na sede do Sebrae (foto). Na pauta, a programação da Semana de Empreendedorismo e Inovação, o primeiro evento integrado resultante do Ecossistema de Viçosa, que acontecerá em agosto.

O analista técnico do Sebrae, Galvão Emerick, lembra que, atualmente, “há, no mundo, uma pujança da ideia de inovação, que pode ser exemplificada pelo movimento das startups e o boom dos aplicativos, que chegaram a todos os lugares”. Por essa razão, considera que “quando se tem uma cidade como Viçosa, onde há geração de conhecimento por meio das universidades e interação com empresas, é necessário que haja um intercâmbio de ideias”.

Para a coordenadora da IEBT, Natália Ferreira, já havia esse intercâmbio, “mas faltava convergência na articulação”. Agora, avalia, “estamos mais unidos e trabalhando efetivamente para potencializar nosso ecossistema e obtermos melhores resultados”. Esse trabalho, segundo Natália, envolve ações de sensibilização sobre a importância da cultura empreendedora e da inovação. Envolve também mobilização e potencialização de negócios, por meio, por exemplo, de capacitações.

O presidente da Casa do Empresário, Paulo Marcio de Freitas, explica que a ideia de juntar empresas, instituições e setores envolvidos com empreendedorismo e inovação “é unir forças e complementar as atividades realizadas por cada um”. A Semana de Empreendedorismo e Inovação é um exemplo disso. Ao invés de pequenas iniciativas isoladas, ela congregará eventos pensados conjuntamente, que, segundo prevê Paulo Marcio, vão fazer a “cidade parar para respirar inovação”. Com essa união de esforços, o presidente da Casa do Empresário pretende ver realizado o seu desejo de que haja em Viçosa mais indústrias limpas, gerando divisas e maior número de empregos dentro de um modelo sustentável.

A coordenadora da IEBT lembra que um dos objetivos do CenTev e de suas unidades é transformar Viçosa não só em um polo de educação, mas também de inovação e empreendedorismo. Por isso, considera importante o envolvimento da UFV no Ecossistema. E explica: “através da cultura empreendedora podemos gerar mais negócios advindos da própria Universidade, onde há muitas tecnologias e pesquisas com grande potencial que, às vezes, ficam sem destino”.

A formação dessa cultura empreendedora também passa pelas empresas juniores, segundo a professora Monique Renon Eller, do Departamento de Tecnologia de Alimentos. Coordenadora da Central de Empresas Juniores, ela considera que essas são um importante link dos estudantes da UFV com o empresariado e que o Ecossistema permitirá uma troca significativa de conhecimento entre a academia e o mercado.

Vale destacar que o analista técnico do Sebrae, o presidente da Casa do Empresário e as coordenadoras da IEBT e do CEMP, que têm uma longa trajetória de envolvimento com os temas inovação e empreendedorismo, são ex-alunos da UFV.  Isso demonstra que a formação de capital humano empreendedor também é uma preocupação da Universidade, o que vai ao encontro dos objetivos do Ecossistema, segundo Natália Ferreira.

Adriana Passos

As reuniões relacionadas ao ecossistema vêm acontecendo desde novembro