InovAtiva recebe inscrições para ciclo de aceleração de 2018

16/02/2018

Estão abertas as inscrições para o ciclo 2018 do InovAtiva Brasil. O programa de aceleração de startups do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae vai receber, neste ano, 300 empresas que passarão por rodadas de mentoria de alto nível, capacitação, bootcamps e demoday. Uma novidade em 2018 é que as startups só terão essa oportunidade para se inscrever no programa.

Até 5 de março, os empreendedores devem preencher o formulário na plataforma do InovAtiva com dados cadastrais e informações sobre o projeto. O resultado sairá no dia 2 de abril. De abril a junho, até trezentas empresas selecionadas vão participar de um primeiro ciclo de mentorias e cursos de capacitação. No dia 9 de junho, será realizado um bootcamp regional simultaneamente em até 10 cidades brasileiras, com mentorias individuais e oficinas temáticas. Logo após esse evento, cem empresas serão escolhidas para a etapa de conexão com o mercado e investidores. Após mais dois meses de mentorias, elas participarão, em São Paulo, do bootcamp final e, no dia 27 de agosto, do primeiro Demoday InovAtiva de 2018, quando poderão apresentar suas soluções para investidores, clientes e possíveis parceiros.

Após o demoday, essas empresas terão acesso a nova rodada de mentorias individuais e capacitações online por mais quatro meses. As duzentas empresas não selecionadas para a primeira edição do demoday vão permanecer no InovAtiva e continuarão tendo acesso aos mentores e cursos online. Em julho, outras cem startups indicadas pelo Sebrae e instituições parceiras do InovAtiva entrarão diretamente no Ciclo de aceleração, juntando-se a esse grupo. No dia 29 de setembro será realizada uma segunda edição do bootcamp regional e, logo na sequência, uma nova seleção de cem finalistas vai avançar para a etapa de conexão com o mercado. Na primeira semana de dezembro, será realizado o bootcamp final e o segundo demoday de 2018. Até março de 2019, essas empresas terão mentorias, capacitações e conexões pós-demoday.

Lançado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer. Mais de 640 startups já foram aceleradas pelo InovAtiva. No ano passado, o programa foi escolhido pela OCDE como um benchmark internacional de inovação no setor público. Em 2016, o InovAtiva foi eleita a Melhor Aceleradora do país em premiação da ABStartup. O programa é realizado pelo MDIC e Sebrae, com execução da Fundação Certi.

Fonte: Natalia Michele Ferreira