Universidade discute internacionalização com representantes da Faubai e do Consórcio Uniminas

07/02/2018

A UFV sediou um evento que reuniu representantes de instituições de ensino superior da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e do Consórcio Uniminas, na última sexta-feira (2), no salão Nobre do campus Viçosa. Ao todo participaram do encontro 14 instituições mineiras, sendo 12 mineiras, além da Universidade de Brasília e a Estadual de Goiás. Também estiveram presentes o adido para cooperação da França em Minas Gerais, Philippe Macany, o assessor Internacional de Cooperação da Embaixada da França em Minas Gerais e cinco representantes do consórcio IIE para cooperação internacional.

Essa foi a primeira vez que a UFV sediou um evento do Faubai e a segunda vez que recebeu a reunião anual do Uniminas, a primeira aconteceu em fevereiro de 2017. Os objetivos principais dos encontros foram a discussão de temas de internacionalização de interesse das universidades mineiras e a preparação dos membros da regional para o evento nacional do Faubai, que será realizado em abril no Rio de Janeiro, em comemoração aos 30 anos de encontros anuais.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UFV, Vladimir di Iorio, o evento permitiu ainda discussões sobre a elaboração de projetos para o edital do Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Capes, discussões sobre oportunidades de cooperação com instituições francesas, além da renovação do acordo para estabelecimento do Consórcio Uniminas e da definição de atividades conjuntas de interesse entre as instituições.