CCA e CCE homenageiam formandos com melhores desempenhos acadêmicos

26/01/2018

A cerimônia aconteceu no auditório da Engenharia Florestal

Na manhã de sexta-feira (26), os centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) homenagearam os formandos que obtiveram os melhores desempenhos das suas graduações. No total, os diretores do CCA e do CCE e os coordenadores dos cursos entregaram certificados de mérito para 20 estudantes.

O formando do curso de Engenharia de Produção Gustavo de Andrade foi quem falou em nome dos homenageados. Depois de citar um pensamento de Paulo Freire para lembrar e destacar o poder transformador da educação, ele agradeceu a todos que contribuíram com os estudantes durante suas graduações. Gustavo agradeceu aos pais e responsáveis e disse que a conquista do dia também celebrou o “amor incondicional” transmitido por eles; aos amigos, com quem os formandos dividiram alegrias, tristezas, vitórias e derrotas, entre outros momentos; aos professores e servidores da UFV, por todo o conhecimento e sabedoria compartilhados, e à Universidade: “somos extremamente sortudos por fazer parte dessa família e abençoados por estar aqui hoje”, ele disse, lembrando que muitos graduandos se dedicaram e mereciam a mesma homenagem.

Os diretores do CCA, Rubens de Oliveira, e do CCE, Antônio Cléber Tibiriçá, parabenizaram os homenageados pela conquista e também àqueles que acompanharam suas trajetórias. “Milhares de pessoas contribuíram, desde os pais e responsáveis que ajudaram os estudantes a pegar um lápis pela primeira vez”, disse Rubens. O diretor do CCA também destacou a importância de sair da zona de conforto e nunca deixar de aprender e de se aprimorar: “é isso que nos faz crescer e ser feliz”. Antônio Cléber, que participou da cerimônia à frente do CCE pela última vez, ressaltou a frase do professor Rubens aumentando para “milhões” o número de pessoas que acompanharam e contribuíram com as trajetórias dos formandos, incluindo todos os brasileiros que permitem que a Universidade se desenvolva e receba tantos jovens a cada ano. O professor Antônio Cléber ainda pediu para os formandos refletirem sobre o Brasil que têm hoje, o país que querem ter no futuro e como podem contribuir para esta transformação.

O vice-reitor João Carlos Galvão também cumprimentou os homenageados, assim como os familiares e amigos que os apoiaram até a formatura. Os pais e os responsáveis pelos estudantes, de acordo com o vice-reitor, são como as raízes das árvores: os galhos jovens podem crescer em direções diferentes, mas a raiz continua a mesma, uma base forte. O professor João Carlos afirmou que os formandos estão preparados para o mercado de trabalho e desejou que eles atuem de maneira crítica, ética, baseados na verdade, na honestidade e respeitando as diferenças. Por fim, reconheceu que os formandos viveram os anos da graduação com muita intensidade e dedicação: “hoje, estamos entregando um grupo de profissionais de alta qualidade ao Brasil e estamos orgulhosos”.

Também participaram da cerimônia o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo, e o representante do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o chefe do Departamento de Educação Cezar Luiz De Mari.

A homenagem dos centros de ciências foi para os formandos que obtiveram coeficientes de rendimento igual ou maior a 85, tendo cursado o mínimo de 15 créditos por período letivo. Os homenageados estão relacionados abaixo e as fotografias da cerimônia estão disponíveis em goo.gl/EoTghr.

Homenageados

• Aline Teixeira Ferraz (Engenharia Química)
  • Ana Carolina Pelegrini Guimarães (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica)
  • Arthur Freitas Gomes (Engenharia Agrícola e Ambiental)