Notícias

Sisu 2018: saiba porque estudar na UFV é um diferencial

23/01/2018

.

Nesta terça-feira (23), tiveram início as inscrições da edição 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), disponível para os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na UFV, conforme o edital do processo seletivo de novos estudantes, serão oferecidas 3.235 vagas – 1.612 para ampla concorrência e 1.623 para vagas reservadas – em 68 cursos dos três campi, em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Se você ainda tem dúvidas de onde estudar, confira essas perguntas e respostas sobre a Universidade Federal de Viçosa:

Como é o ensino na UFV?
A Universidade Federal de Viçosa é reconhecida nacional e internacionalmente como instituição de excelência no ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. As Quatro Pilastras da UFV representam o lema da instituição, desde quando foi criada em 1926 como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). De um lado, os dizeres em latim - Ediscere, Scire, Agere, Vincere - e de outro, em português - Estudar, Saber, Agir, Vencer.

Desde 2013, a UFV desenvolve o Programa Primeiro Ano, que objetiva uma integração mais rápida do aluno à vida universitária ao propor alterações pedagógicas para o primeiro ano dos cursos de graduação da Universidade. A iniciativa visa diversas ações, como reformulação de métodos didáticos e da carga horária; modificações, a médio e longo prazo, na estrutura física e mobiliária das salas de aula e ampliação da oferta de atividades extraclasse, inclusive esportivas e culturais.

Por que a UFV é uma instituição de excelência?
Ao longo de sua história, a Universidade Federal de Viçosa já formou mais de 60 mil profissionais, que hoje exercem diferentes atividades e contribuem para o desenvolvimento do país. Frequentemente, a UFV é destaque em rankings de educação superior no Brasil e no mundo.

Em 2017, na classificação do Ranking Universitário da Folha (RUF), foi a segunda melhor universidade de Minas Gerais e a 13ª do país. O curso de Agronomia da UFV também foi considerado mais uma vez o melhor do Brasil. Já na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizada em 2016, que envolveu 11 cursos da Universidade, todos ficaram acima da média nacional: seis conquistaram conceito máximo – Agronomia (Viçosa e Florestal), Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição. Quanto ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Medicina da UFV se destacou entre todos os cursos de Medicina do Brasil, tendo sido o único a receber a nota máxima.

Quais são as principais oportunidades que a Universidade possibilita?

Projetos de Iniciação Científica e de Extensão
Ao mesmo tempo em que aprende na sala de aula, o estudante também pode participar de atividades de extensão e pesquisa, seja nos laboratórios, no campo, nas instituições da sociedade civil.

Organização Estudantil
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Diretórios (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) dos cursos de graduação representam os estudantes da UFV. O objetivo dessas entidades é reivindicar benefícios para a categoria, visando à melhor qualidade de ensino e de vida para os estudantes.

Programas de Tutoria e Monitoria
Destinado a auxiliar estudantes regularmente matriculados na UFV, a partir da interação com veteranos e estudantes de pós-graduação, que podem atuar na coordenação de turmas de tutoria e monitoria.

Programas de Educação Tutorial (PET)
O PET é um programa institucional voltado para graduação no formato de grupo interdisciplinar, buscando formar cidadãos que aprendam a trabalhar em equipe, exercer o espírito de liderança e o compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. Atualmente, na UFV, são nove grupos PET: Administração, Biologia, Bioquímica, Economia Doméstica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Nutrição, Educação e o PET/Conexões de Saberes – Educação.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
É um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas.

Empresas Juniores
A Ceempre é a Central Estudantil de Empresas Juniores (EJs) da UFV, sendo composta por mais de 40 EJs nos três campi da Universidade. Sendo uma organização formada por alunos sob a supervisão de professores, em que são prestadas consultorias empresariais sem fins lucrativos, a finalidade é preparar os alunos para o mundo corporativo.

Os estudantes de baixa renda têm algum auxílio?
Para os estudantes em vulnerabilidade econômica comprovada, a UFV disponibiliza auxílios de alimentação, moradia, e bolsa creche/pré-escola. A universidade é referência entre as instituições federais de ensino superior na área de Assistência Estudantil, oferecendo o serviço de moradia desde quando foi fundada.

Quais são os serviços oferecidos pela UFV?
A universidade oferece serviços de assistência médica, nutricional e psicológica aos seus estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes.

A Divisão de Saúde é um ambulatório da UFV que presta atendimento na área médica, nutricional, odontológica, além de fisioterapia, enfermagem, exames laboratoriais e radiográficos. A Divisão Psicossocial atua na promoção do bem-estar, qualidade de vida e saúde mental de toda a comunidade universitária. Para isso, conta com profissionais de psicologia, psiquiatria e serviço social em atendimentos individuais ou em grupo.

É disponibilizado também para os estudantes uma rede wireless para acesso à internet.

Quais são as opções de lazer e cultura na UFV?
A UFV oferece, em seus três campi, ampla área verde, espaços para convivência, quadras esportivas, ginásio, piscina e auditórios para eventos musicais, teatro e dança. Eles podem praticar várias modalidades esportivas promovidas pela Divisão de Esportes e Lazer, pela Associação Atlética Acadêmica Luve ou pelas associações atléticas acadêmicas dos cursos.

No campus Viçosa, por exemplo, os estudantes podem participar e/ou assistir a apresentações do Conjunto de Sopros, do Coral da UFV, do coral Nossa Voz e do grupo de Teatro Universitário.

Na UFV, o estudante pode fazer intercâmbio?
A UFV mantém convênio e parcerias com instituições de ensino e pesquisa em todo o mundo. A partir do quinto período ou quando tiver cursado 50% da carga horária exigida para seu curso, o estudante tem a oportunidade de pleitear uma vaga nas diversas ofertas de intercâmbio que são ofertadas anualmente.

Se ainda tem dúvidas, acesse o canal da UFV e confira os vídeos sobre os cursos e as diferentes possibilidades de atuação e formação.

Divulgação Institucional

.

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

Campus UFV - Florestal

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial