Estudantes do CCB e do CCH colam grau no campus Viçosa

22/01/2018

Os formandos e seus convidados lotaram o Espaço Multiuso

Nas cinturas, as faixas coloridas diferenciaram os estudantes vestidos com becas e seus respectivos cursos de graduação. Nos rostos, os sorrisos mostraram um sentimento comum: a felicidade de finalizar mais uma etapa de estudos. Assim foi a Sessão Solene de Colação de Grau dos cerca de 550 formandos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) do campus Viçosa, na última sexta-feira (19). A cerimônia aconteceu no Espaço Multiuso.

Para a maioria dos estudantes, a Colação de Grau marcou a entrada no mercado de trabalho. Para outros, o aprimoramento de uma atividade já realizada e até um novo rumo profissional. Rosana de Alvarenga e Melo, por exemplo, já era graduada e pós-graduada quando decidiu ingressar no curso de História para aperfeiçoar sua atuação na área da Genealogia: “eu já trabalhava com levantamento de árvores genealógicas, pesquisas genealógicas para requerimento de passaporte estrangeiro... Estava me aposentando na Zootecnia e pensei em continuar trabalhando na História”. De acordo com ela, que está completando 54 anos de idade, “tem que ter projeto de vida, pensar no futuro, querer, desejar coisas. Se deseja, consegue correr atrás. Se não tem sonhos, não vai a lugar algum”. Segundo Rosana, a nova formação está proporcionando um novo sonho para ela.

Confira outros depoimentos e momentos da Colação de Grau no vídeo:

Sob os olhares atentos dos familiares e amigos, os formandos repetiram o juramento profissional lido pela estudante do curso de Medicina Rúbia de Oliveira. Por meio do discurso da oradora, Fernanda Lopes, do Direito, eles lembraram como a UFV se transformou em lar e como os amigos se tornaram uma segunda família durante os anos da graduação.

O paraninfo, o professor aposentado do Departamento de Física da Universidade Vicente Lelis, destacou que, entre tantos jovens brasileiros que sequer chegam a concluir o ensino médio, os formandos da noite tiveram a oportunidade de ingressar no ensino superior e souberam aproveitar. “Eis o resultado: aqui vieram em busca de formação e estão preparados para uma nova jornada, de sucesso e prosperidade”, disse. Ele, que atuou como pró-reitor de Ensino na UFV, viu os estudantes ingressarem na instituição há cerca de quatro ou cinco anos: “quantos pensamentos, preocupações; mas também alegrias e sonhos traziam na bagagem”. E na noite de sexta-feira (19), pôde comemorar com eles: “agora, sonhos realizados. Vocês colam grau!”.

O paraninfo, que foi homenageado com uma placa pelo estudante do curso de Direito Sérgio de Magalhães, transmitiu diversos conselhos aos afilhados. Por fim, concluiu: “coloquem entusiasmo em suas ações e conseguirão realizar o que quiserem”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que também foi homenageada com uma placa entregue pelo estudante do curso de Geografia André Luiz Reis, parabenizou todos os formandos, especialmente os primeiros da Licenciatura em Educação do Campo, curso iniciado em 2014. Em seu discurso, ela afirmou que os graduandos podem se sentir honrados por fazer parte da história da UFV, uma das melhores universidades do Brasil, e se disse feliz por entregar novos profissionais para a sociedade brasileira: “vocês estão prontos e com certeza transformarão o país. Desejo uma vida profissional de muita alegria e sucesso”.

Mais homenagens
O homenageado geral, o técnico da Divisão de Alimentação da UFV Valmir Lage, recebeu uma placa das mãos da estudante do curso de Medicina Veterinária Ana Paula Alves. Já a placa da representante dos pais dos formandos, Lezinha Maria Silva, foi entregue pelo neto, o graduando em Geografia Patrick Silva.

A medalha de ouro da noite foi entregue para a estudante do curso de Pedagogia Samira Bahia e Castro, pelo excelente desempenho demostrado durante a graduação. Outros 20 formandos receberam medalhas de prata: Adélia Expedito (Enfermagem), Adriene do Amaral (Ciências Contábeis), Andréia Machado (Medicina Veterinária), Andreza Stampini (Educação Infantil), Bruno Yure Hipólito (Ciências Econômicas), Felipe Pomuchenq (Educação do Campo), Fernanda Fortes (Nutrição), Gabriela Pena (Letras), Igor de Carvalho (Secretariado Executivo Trilíngue), Isabella Goulart (Ciências Biológicas), Laryssa Ferreira (História), Luana Neves (Medicina), Mariana Toledo (Direito), Marina Gontijo (Comunicação Social), Matheus Regazi (Educação Física), Mayara de Freitas (Ciências Sociais), Simone Almeida (Pedagogia), Thamiris Rodrigues (Dança), Victor Hugo Gonçalves (Bioquímica) e Wenderson de Souza (Geografia).

Todas as fotografias da Sessão Solenes estão disponíveis em: goo.gl/PaXrMq.