Notícias

Festival internacional de divulgação científica prorroga inscrições

22/01/2018

.

Foram prorrogadas, até 11 de março, as inscrições para o FameLab, concurso organizado pelo British Council que tem como objetivos aproximar os cientistas do público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação. No Brasil, serão selecionados 10 pesquisadores para a decisão nacional que acontecerá, em abril, no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). O vencedor representará o país nas finais internacionais, que ocorrerão no Cheltenham Science Festival (Reino Unido), de 4 a 10 de junho. Em 2017, a UFV foi representada na competição por Renata Belisário, mestranda em Fitopatologia, que chegou à fase semifinal.

Para a inscrição, os candidatos devem enviar um vídeo de até três minutos sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, nas versões em português e em inglês, e preencher o formulário disponível no site do British Council.

Seleção
Podem participar da seleção bolsistas de mestrado (stricto sensu), doutorado, doutorado direto e pós-doutorado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharias fluentes em português e inglês do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de Minas Gerais (Fapemig), São Paulo (Fapesp), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Espírito Santo (Fapes), Bahia (Fapesb), Santa Catarina (Fapesc), Sergipe (Fapitec) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

Os não bolsistas também podem participar, desde que tenham 21 anos e sejam fluentes em português e inglês. Além disso, devem estar cursando pós-graduação nas áreas-alvo da competição em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Os mesmos critérios se aplicam aos estrangeiros. Candidatos de anos anteriores, que não tenham sido contemplados com o prêmio, podem submeter novamente seus vídeos para avaliação.

Todas as informações sobre a competição, bem como os critérios para elaboração dos vídeos estão no edital divulgado pelo FameLab.

Festival
O FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham (Inglaterra) e já acontece em 32 países. No Brasil, ele tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do CNPq, do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fapesp.

 

Fonte: FameLab
Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial