Cerimônia prestigia estudantes com melhor desempenho acadêmico

19/01/2018

Foram homenageados 49 formandos do CCB e CCH

Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu a cerimônia de homenagem aos formandos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) que obtiveram os melhores desempenhos durante suas graduações. No total, 49 estudantes foram chamados para receber os certificados de mérito das mãos dos diretores do CCB e do CCH e dos coordenadores dos seus cursos. O momento foi compartilhado com amigos e familiares, além de professores e funcionários da instituição, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

Os formandos homenageados foram representados pela formanda Samira Bahia e Castro, do curso de Pedagogia, que recebeu a medalha Presidente Arthur Bernades de ouro, a condecorando como a estudante com o maior coeficiente de rendimento acumulado do CCH. Para Samira, estar se formando na UFV é a realização de um sonho, permitindo que ela e seus colegas se tornassem pessoas mais responsáveis, confiantes, críticas e humanizadas. "Apesar da sensação de dever cumprido, ainda estamos no começo de nossas jornadas e temos muito o que aprender". A formanda em Pedagogia reforçou os dizeres das Quatro Pilastras - estudar, saber, agir e vencer - que, segundo ela, transcendem o período da graduação e devem estar impregnados em suas essências pelo resto da vida.

A diretora do CCH, Maria das Graças Soares Floresta, disse estar grata e satisfeita em colocar novos profissionais a disposição da sociedade, lembrando aos formandos da responsabilidade de aprofundar e transmitir os conhecimentos de sua geração. Maria das Graças desejou a todos sucesso em suas escolhas profissionais e que sejam guiados pelas virtudes da justiça, do amor e da tolerância. João Marcos Araujo, diretor do CCB, parabenizou todos os homenageados por terem cumprido a sua tarefa com um nível de dedicação extremo e por se destacarem dentre os demais colegas. Ele mencionou que a excelência da Universidade é resultado de um trabalho que envolve diversos setores da sociedade, e que é preciso continuar lutando para manter as universidades públicas como um espaço de primazia que forma excelentes profissionais e cidadãos. Desta forma, pediu aos formandos para lembrarem que são egressos de uma universidade pública, do compromisso social deste percurso.

Foi também com essa perspectiva que a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu aos formandos pelo contínuo estímulo de fazer uma instituição pública de qualidade que compreende a diversidade brasileira e que busca ser cada vez mais inclusiva. Ela fez um agradecimento especial aos familiares dos formandos pelo suporte e carinho, por serem o seu maior porto seguro. Além de desejar felicidade aos homenageados, pediu que eles sejam embaixadores da UFV por onde forem.

A homenagem dos centros de ciências foi para os formandos que obtiveram conceito igual ou maior a 85, tendo até três estudantes por curso. Também participaram da cerimônia o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; a diretora substituta do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Regina Célia Santos Mendonça; e o diretor substituto do Centro de Ciências Agrárias, Francisco de Assis de Carvalho Pinto.

As fotos da cerimônia podem ser conferidas nest link: goo.gl/kwEf69.

ESTUDANTES HOMENAGEADOS

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB)

Bioquímica
Victor Hugo Sousa Gonçalves