Realizada a colação de grau dos formandos de Janeiro 2018 do Campus UFV-Florestal

19/01/2018

Entrada das autoridades no Ginásio Poiesportivo do CAF/UFV

No dia 12 deste mês, em sessão solene que teve início às 17h, no Ginásio Poliesportivo, o Campus UFV-Florestal (CAF/UFV) realizou a Colação de Grau dos formandos do ensino superior da turma de janeiro de 2018.

A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa, professor Clóvis Andrade Neves, que representou a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e compos a mesa de abertura dos trabalhos juntamente com o diretor-geral do CAF/UFV, professor Marco Antônio de Oliveira; o paraninfo dos formandos, professor Herbert Fernando Martins de Oliveira; o prefeito municipal de Florestal, Otoni Alves de Oliveira Melo; o diretor de Ensino do CAF/UFV, professor Eduardo França Castro; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CAF/UFV, professor Diego Antonio França de Freitas; e o diretor de Assuntos Comunitários do CAF/UFV, servidor Elias Vasconcelos Rezende, que foi homenageado pelos formandos com uma placa de agradecimento aos serviços prestados à comunidade acadêmica.

Também compuseram a mesa a secretária do Conselhho Acadêmico-Administrativo do Campus UFV-Florestal (COAD/ CAF/UFV), servidora Luana Paulina Miranda; o chefe do Instituto de Ciências Biológicas do CAF/UFV, professor Guilherme de Azambuja Pussieldi; e os representantes Cláudio Pagotto Ronchi, do chefe do Instituto de Ciências Agrárias do CAF/UFV, professor Walter Luiz de Castro Mewes; Iara Christina Silva Barroca, da chefe do Instituto de Ciências Humanas do CAF/UFV, professora Maria Luiza Leão; e Pollyanna Cardoso Pereira, do chefe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas do CAF/UFV, professor Fábio Takahashi. Ainda fizeram parte da cerimônia os membros do COAD e os coordenadores de curso.

Na ocasião, receberam seus certificados cerca de 60 formandos, dos cursos de Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Educação Física, Física, Matemática e Tecnologia em Gestão Ambiental. A oradora escolhida pela turma foi a formanda Mariana Virgínia Andrade Maciel, do curso de Gestão Ambiental. Como juradora, foi eleita a estudante Tamara Fernandes de Souza Vilela, do curso de Educação Física, e, para homenagear os pais em nome de todos os alunos, foi escolhido foi o formando Mateus Botelho Vieira, também do curso de Educação Física.

Entrega da Medalha “Presidente Bernardes”

A Medalha “Presidente Bernardes”, cunhada em ouro ou prata, foi instituída pelo Conselho Universitário da UFV, em 06/12/1976, como prêmio honorífico concedido pela Universidade aos alunos que tiveram excelência em seus cursos de graduação.

Nessa cerimônia de colação de grau, foram agraciados com a Medalha de Prata Presidente Bernardes os seguintes alunos: Ana Paula Hanke de Oliveira, do curso de Engenharia de Alimentos. Mardem Michael Ferreira da Silva, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; e Rafael Leonardo de Almeida, do curso de Agronomia.

Homenagem Póstuma

Como parte integrante da sessão solene de colação de grau, o estudante Vinícius Júnio Pereira de Oliveira, representante discente do curso de Licenciatura em Matemática, fez uma homenagem especial à ex-professora Elisângela Aparecida de Oliveira, do Departamento de Matemática do CAF/UFV, que faleceu prematuramente no último dia 3, em Ervália, sua cidade natal, aos 36 anos de idade.

Vinícius Júnio, que trabalhou com a professora Elisângela em projetos de pesquisa, em seu discurso de despedida e agradecimento, teceu vários elogios à professora, enaltecendo seu caráter e sua maneira singular de ensinar, afirmando que seu legado será recordado para sempre e que sua memória será lembrada por todos aqueles que foram tocados pela sua sabedoria e paciência.

Discursos e Entrega dos Diplomas

Após os pronunciamentos do paraninfo, professor Herbert Fernando Martins de Oliveira; do diretor-geral do CAF/UFV, professor Marco Antônio de Oliveira; e do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, professor Clóvis Andrade Neves, os chefes de institutos ou seus representantes foram solicitados a conferirem graus aos formandos em suas áreas, entregando-lhes seus respectivos diplomas de graduação. Em seguida, foi encerrada a cerimônia, com exibição de um vídeo com os melhores momentos dos formandos e uma chuva de balões. Abaixo, estão alguns registros da cerimônia. Clique aqui para acessar as fotos dos formandos e outros flagrantes da formatura.

Fernando Faria
Fotos: Lucas Massote
Fonte: Gláucia Porto
Divulgação Institucional/UFV-Florestal