Aulas da saudade marcam início das comemorações da formatura do CCB e CCH

17/01/2018

Registro do último encontro em sala de aula da turma de Pedagogia

Nesta terça-feira (16), no Pavilhão de Aulas I (PVA), os formandos de janeiro de 2018 dos centros de ciências Biológicas (CCB) e Ciências Humanas (CCH) participaram das tradicionais aulas da saudade. A imagem dos vários formandos tirando foto da tela com a contagem regressiva para a colação de grau, marcou o início das comemorações para a formatura.

Na turma de Pedagogia, a sala 231 do PVA ficou pequena para a animação da turma. Além dos formandos e da professora homenageada Esther Giacomini Silva, estavam presentes também filhos dos estudantes. A professora Esther, homenageada pela terceira vez, levou dinâmicas, reflexões e discussões para os formandos. Para ela, esse momento representa o reconhecimento do empenho que os professores têm na hora de orientar e corrigir, tentando mostrar a seriedade e o compromisso do trabalho docente, além dos desafios da profissão. Segundo Esther, pelo fato de trabalharem com a educação de crianças, jovens e adultos, é muito importante que se tenha uma maior dedicação e compromisso na formação desses profissionais.

Durante a aula, Esther apresentou dinâmicas que envolviam as expectativas para o futuro, a importância do olhar observador do professor e a necessidade de se pensar em outras formas de ações. A professora, que trabalha com os alunos em disciplinas teóricas, estágio supervisionado e educação especial, entregou para os formandos os relatórios que fizeram quando estagiaram. Ela espera que eles “tenham visto que há sempre o que aprender, que o que a gente sabe não é necessariamente a melhor forma de fazer e que sempre façam revisões das suas práticas e da sua vida, buscando o melhor no compromisso que assumiu”.

A graduanda Sara Santana contou que escolheram Esther para a despedida da turma porque ela é uma professora muito comprometida com o ensino e por ter sido a única professora que acompanhou a turma desde o início, auxiliando e se comprometendo com a formação deles, principalmente na prática da sala de aula. Luiza Lopes também destacou o comprometimento da professora com os alunos e como isso aproxima e possibilita a construção de uma confiança com o professor. Ela espera fazer algo para melhorar o mundo e levar para outros um tanto das experiências que viveu aqui. Em uma turma majoritariamente feminina, o formando viçosense Evair de Moraes exaltou a vitória de estar formando na UFV, já que ele nunca havia se imaginado estudando na universidade e quando chegou aqui teve que conciliar a graduação com o trabalho e os filhos. Ele espera que tudo isso seja apenas o começo da sua jornada profissional.

As fotos dessa aula podem ser conferidas neste link.

Vale lembrar que a programação da formatura tem eventos ao longo de toda a semana. A entrega dos diplomas será nesta sexta-feira (19), no Espaço Multiuso.

Déborah Médice - Estágiaria
Fotos: Daniel Sotto Maior