Índice de Preços ao Consumidor registra inflação no último mês de 2017

16/01/2018

O IPC-Viçosa registrou inflação de 0,57% no município para o mês de dezembro de 2017. Embora em menor ritmo, os preços ao consumidor também apresentaram elevação em nível nacional, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e utilizado pelo governo como a medida oficial da inflação oficial no país, registrou 0,44% em dezembro.

Com os dados do IPC-Viçosa em dezembro, o acumulado no ano ficou em 3,35%, sendo tal valor próximo ao piso da meta da inflação (3%) estipulada pelo Banco Central para a economia brasileira no ano corrente. Destaca-se que o valor do IPC-Viçosa em 2017 foi inferior ao verificado em 2016, representando apenas 26,23% da inflação de 12,77%, observada em 2016.

Em termos de valor, a cesta básica, em Viçosa, no mês de dezembro, foi de R$298,51, ou seja, R$6,45 mais cara em comparação ao mês de novembro, cujo custo havia sido de R$292,06. Depois de uma redução de 0,30% em novembro, o valor da cesta básica apresentou aumento de 2,21% em dezembro. A alta de preço nos produtos da cesta básica em dezembro de 2017 foi também verificada a nível nacional pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cuja pesquisa apontou elevação de preço em 14 das 21 capitais para as quais o estudo é feito.

Vale lembrar que o Departamento de Economia (DEE) acompanha, desde 1985, a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. O público-alvo da pesquisa é uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos. A pesquisa é realizada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva, com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

O boletim deste mês pode ser conferido no arquivo anexo. As séries históricas e boletins anteriores do IPC-Viçosa estão disponíveis na página do DEE.

Fonte: Jader Fernandes Cirino