Estudante produz vídeos inclusivos sobre a UFV para pessoas surdas

16/01/2018

Os vídeos apresentam serviços e a acessibilidade na UFV

O estudante do curso de Engenharia Civil, Daniel Reis, teve a iniciativa de fazer dois vídeos para pessoas surdas e surdos com baixa visão, apresentando a UFV na Língua Brasileira de Sinais. Nos vídeos, Daniel mostra como a Universidade está preparada para receber essas pessoas, a partir do sistema de acessibilidade que garante intérpretes e dos serviços de assistência estudantil de alimentação e moradia.

O graduando da UFV, que também é surdo, disse que “a intenção em elaborar, gravar e divulgar os vídeos é motivar e, até mesmo, encorajar, os surdos a escolherem a UFV como futura casa para cursarem a graduação que desejarem”. Segundo Daniel, “muitas vezes, as informações não chegam até nós devido à barreira de comunicação linguística que existe. Assim, com este vídeo, espero ter apresentado um breve discurso sobre o que a universidade oferece”.

Os dois vídeos possuem o mesmo conteúdo informativo, o que diferencia um do outro é o uso de mais imagens. No primeiro vídeo, Daniel faz os apontamentos e convida o usuário a ver as imagens da UFV. Na segunda versão, para surdos com baixa visão, a linguagem é mais direta. Os vídeos podem ser acessados no canal do estudante no YouTube. A produção contou com colaboração de Glauziene da Silva Santos Gonçalves, na filmagem e edição, e transcrição de Eduardo Andrade Gomes.